Copa do Brasil

G4 da Série B e artilheiro em jejum: como chega o Bahia para encarar o Athletico

Como chega o Bahia para encarar o Athletico pela Copa do Brasil?

As oitavas de final da Copa do Brasil poderiam muito bem ser um “mini mata-mata” da Série A se não fosse pelo Cruzeiro e pelo Bahia. E o Tricolor de Aço, adversário do Athletico, atualmente disputa e está bem na Série B.

continua após a publicidade

Mesmo assim, o Furacão não deve ter vida fácil nos confrontos. O duelo de ida será nesta quarta-feira (22), às 19h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A volta está marcada para o dia 12 de julho, às 20h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.

+ Veja a tabela da Copa do Brasil

O time baiano é o atual terceiro colocado da Série B, com 25 pontos. Em 13 rodadas, a equipe comandada pelo técnico Guto Ferreira liderou o campeonato em cinco oportunidades e nunca saiu da zona de classificação à elite. Até aqui, são oito vitórias, um empate e quatro derrotas – última para a Chapecoense por 1 a 0, dentro da Arena Fonte Nova.

Por ter vencido a Copa do Nordeste do ano passado, o Bahia entrou direto na terceira fase da Copa do Brasil. O time encarou o caçula paranaense Azuriz, mas teve dificuldades. Depois de dois empates (0 a 0 e 1 a 1), o Bahia passou nos pênaltis: 4 a 3.

continua após a publicidade

O momento é bom, mas o início de temporada foi marcado por duas duras eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano, ambos ainda na primeira fase.

Artilheiro em jejum

Artilheiro, Rodallega não marca há 443 minutos

O principal destaque do time é o atacante colombiano Hugo Rodallega. O jogador é o artilheiro do Tricolor na temporada com 12 gols em 18 partidas. No entanto, ainda não marcou gols pela Série B.

O centroavante saiu lesionado logo na estreia, ficou oito rodadas fora, voltou ao time, mas completou cinco jogos sem marcar (443 minutos).

continua após a publicidade

Na ausência dos gols de Rodallega, quem tem ajudado mais o time na segundona é o também atacante Matheus Davó. Emprestado pelo Corinthians, o jogador tem quatro gols e três assistências na competição.

Duelos entre Athletico e Bahia

A última vez que Athletico e Bahia se enfrentaram pela Copa do Brasil foi em 2011.

Esta será a terceira vez que Furacão e Bahia se enfrentam na Copa do Brasil. Curiosamente, nas duas vezes anteriores também o cruzamento aconteceu nas oitavas de final. E deu Rubro-Negro em todas elas.

Em 1992, o Athletico se classificou após empatar a ida em 0 a 0, no Pinheirão, e ganhar por 2 a 1 a volta, na Fonte Nova. 19 anos depois, em 2011, se reencontraram mais uma vez, com um empate na ida por 1 a 1, no Pituaçu, e uma goleada do Furacão por 5 a 0, na Arena da Baixada.

Histórico na Copa do Brasil

O Bahia tem um grande número de jogos pelo torneio mata-mata: 145 partidas, com 61 vitórias, 47 empates e 37 rodadas. O time participa desde o início da competição em 1989. Mas, ao contrário do Athletico, os baianos nunca chegaram perto de disputar o título.

O Tricolor de Aço nunca passou das quartas de final da Copa do Brasil. Foram sete oportunidades e sete eliminações: três para o Grêmio (1989, 2012 e 2019), Flamengo (1990), Juventude (1999), Atlético-MG (2002) e Palmeiras (2018).

Na última edição, o Bahia caiu para o campeão Atlético-MG nas oitavas de final.

Exit mobile version