Análise

Fluminense mostra que Athletico pode comprar jogadores, mas não um time

O Athletico investiu R$ 63 milhões em reforços para a temporada, mas não é possível comprar no mercado um time pronto, organizado e, principalmente, com atitude e intensidade. Por isso, o Furacão perdeu pela quarta vez em seis rodadas do Brasileirão neste sábado (14), diante do Fluminense, em Volta Redonda.

continua após a publicidade

O placar de 2 a 1 foi construído com dois gols de Germán Cano, o primeiro logo aos sete minutos de jogo. Até então, a equipe comandada por Fernando Diniz encurralava a formação com três volantes (Hugo Moura, Erick e Matheus Fernandes) escalada por Felipão.

O atacante argentino ainda ampliou aos 32 da etapa final, antes do zagueiro Matheus Felipe descontar nos acréscimos, primeiro gol atleticano longe da Baixada na Série A.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão e todos os jogos do Athletico

Em sua segunda partida pelo Rubro-Negro, Scolari cansou de chamar os jogadores para orientar e cobrar, mas nada parecia funcionar. A bola queimava nos pés do time paranaense, que chegou a construir uma grande chance em passe de Abner que Pablo mandou para longe, dentro da pequena área.

continua após a publicidade

Houve também um pênalti não marcado no zagueiro Pedro Henrique, fato que certamente poderia mudar os rumos do duelo. Mas continuou faltando conjunto e organização ao Athletico, que contratou Felipão justamente para tentar consertar os erros de planejamento da temporada, iniciada com Alberto Valentim e com 21 dias de Fábio Carille.

Com o meia Marlos no lugar de um dos volantes, houve uma leve melhora no início do segundo tempo. Não a ponto de concretizar o empate, muito menos a virada. Vitor Roque, Pedro Rocha e Cuello ainda entraram no setor ofensivo. Vitinho e Matheus Fernandes deixaram o jogo lesionados.

No entanto, o momento é de mobilização total. Na quarta-feira (18), o Furacão decide sua vida na Libertadores. Se vencer o paraguaio Libertad, a partir das 19h, na Arena da Baixada, pode seguir brigando pela classificação – e até pela liderança do grupo B.

continua após a publicidade

Qualquer outro resultado complica demais o cenário do Furacão em seu objetivo mais importante em 2022. E com tempo escasso para treinos, a mobilização começa de fora para dentro, com a torcida dando um voto de confiança de que ainda há tempo para consertar/arrumar/organizar, o que não pode ser comprado.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
Fluminense 2 x 1 Athletico

Fluminense: Fábio; Yago Felipe, Nino, David Braz (Luccas Claro) e Pineida; Wellington, André (Nonato), Martinelli (Arias) e Nathan (Willian); Luiz Henrique (Caio Paulista) e Cano.
Técnico: Fernando Diniz.

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Hugo Moura, Erick (Marlos) e Matheus Fernandes (Pablo Siles); Canobbio (Vitor Roque), Vitinho (Cuello) e Pablo (Pedro Rocha).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda-RJ).
Data: 14/05/2022.
Gols: Cano aos 7′ do 1ºT e aos 32′ do 2ºT; Matheus Felipe aos 45′ do 2ºT;
Cartões amarelos: Pablo Siles, Cuello (CAP); Arias, Willian Bigode, Yago Felipe (FLU).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Éder Alexandre (SC).
VAR: Vinicius Furlan (SP).

Exit mobile version