Trajetória

Há 17 anos, pela semifinal, Fernandinho marcava seu primeiro gol na Libertadores

Por
Luana Kaseker
29/08/2022 16:34 - Atualizado: 04/10/2023 20:04
Fernandinho comemora gol em 2005 com companheiros
Fernandinho comemora gol em 2005 com companheiros | Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A história se repete 17 anos depois. Fernandinho está de volta à semifinal da Libertadores com o Athletico. E a torcida atleticana espera que o roteiro para voltar à final se repita também em campo nesta terça-feira (30) contra o Palmeiras, às 21h30, na Arena da Baixada, pela ida da semifinal da edição deste ano.

Em 2005, o jovem Fernandinho, que despontava para o futebol, fez história ao estrear na competição e, de cara, já ajudar o Furacão a chegar pela primeira vez em uma final do torneio antes de ser vendido e virar ídolo pela Europa.

Dos 14 jogos do Athletico naquela edição, o agora volante disputou nove - sendo titular em sete. E foi justamente na partida de ida da semifinal daquela edição que jovem de 20 anos marcou seu primeiro e único gol no mata-mata diante do Chivas Guadalajara, do México.

Com a camisa 10, o então garoto cobrou falta rasteira da entrada da área, a bola passou por baixo da barreira com desvio, enganou o goleiro e morreu no fundo das redes. O gol foi o segundo daquela vitória história por 3 a 0, que também teve gols de Aloísio e Fabrício.

Na fase de grupos, o franzino e habilidoso Fernandinho disputou quatro de seis partidas. Por curiosidade, estreou contra o Independiente Medellín no 2 a 2 fora de casa atuando como lateral-direito. Depois, voltou à posição de origem, como um meia ofensivo, na vitória sobre Libertad, do Paraguai, e nos dois jogos contra o América de Cali, da Colômbia.

Ficou fora dos dois jogos restantes da fase, também nos dois jogos das oitavas de final contra o Cerro Porteño, do Paraguai, e na ida das quartas de final contra o Santos. Voltou ao time entrando na reta final da vitória sobre o Peixe por 2 a 0, na Vila Belmiro, na partida de volta.

Foi então na semifinal contra os mexicanos na Arena da Baixada que destacou-se com o gol de falta. Também como titular na volta, contribuiu para o empate por 2 a 2 que levou o Furacão pela primeira vez à decisão da Libertadores. Nas finais, foi titular em Curitiba, mas só entrou aos 15 minutos do segundo tempo na derrota por 4 a 0 que decretou o título para o São Paulo, no Morumbi.

Ali, naquela fatídica derrota, Fernandinho despedia-se da torcida atleticana. Um dia depois começava a arrumar as malas para se mudar para a Ucrânia. Seu novo destino era o Shakhtar Donetsk, onde fez história antes de virar ídolo internacional por Manchester City, da Inglaterra.

Em três temporadas no time principal do Athletico em sua primeira passagem, o agora volante atuou por 83 vezes com a camisa atleticana e marcou 14 gols. O tento pela semifinal foi o único de 2005.

Daquele - ou daqueles - times históricos de 2004 e 2005, Fernandinho é o único atleta que ainda atua. Quis o destino que voltasse ao Furacão justamente para levar o time novamente a uma semifinal da Libertadores 17 anos depois.

O cenário que encontrou da primeira edição para cá é bem diferente, claro, a começar pelo rival. Hoje, times mexicanos nem disputam mais o mata-mata continental. E o adversário da vez é o time bicampeão da América. Mas Fernandinho diz que nada mudou no coração dele desde lá: o objetivo é erguer uma taça de relevância pelo Athletico.

"O Fernandinho de hoje, de 37 anos, tem obsessão por vitórias, por títulos. Graças a Deus tive a oportunidade de ganhar alguns títulos por lugares onde passei e a sensação de ser campeão é boa, muito gratificante. E eu tenho esse pensamento dentro de mim, meu desejo maior é ganhar um título com o Athletico", afirmou em entrevista ao Furacão Live.

"E a minha expectativa é a melhor possível, de chegar com o Athletico nessa final e buscar esse título tão sonhado para o clube e para mim também", acrescentou Fernandinho.

Veja fotos das semifinais entre Athletico x Chivas-MEX em 2005

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte pela Uninter. Desde 2017, atua na área de esportes como repórter da Gazeta do Povo e agora do UmDois Esportes, participando das cobertu...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville