Brasileirão

Após saída conturbada, Felipão reencontra Athletico na Arena

Por
UmDois Esportes
01/09/2023 11:28 - Atualizado: 05/10/2023 09:40
Felipão.
Felipão. | Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Felipão vai reencontrar o Athletico na Ligga Arena pouco mais de dois meses após a sua saída conturbada. O veterano foi diretor técnico do Furacão e hoje é treinador do Atlético-MG. A partida será neste sábado (2), às 16h, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Uma vitória sobre o Galo é fundamental para o Athletico em busca de voltar ao G6. O Furacão está na sétima posição, com 33 pontos - a dois do sexto colocado e a três do quarto colocado. O time mineiro é o nono colocado, com 30 pontos.

+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão

A expectativa deste reencontro é grande, mas a tendência é que Luiz Felipe Scolari não tenha uma boa recepção da torcida atleticana. Scolari, inclusive, quase escapou do retorno à Baixada por conta de um julgamento no STJD, mas o processo dele foi retirado da pauta na quinta-feira (31) e ele virá a Curitiba.

O UmDois Esportes relembra como foi a passagem de Felipão pelo Athletico:

Histórico à frente do Athletico

Felipão desembarcou no Furacão em maio do ano passado para substituir Fábio Carille. O pentacampeão mundial já vinha conversando com o clube, mas para assumir uma posição na gestão do futebol atleticano.

Sob o comando do treinador, o Athletico conseguiu resultados imediatos e históricos com a chegada até à final da Libertadores - quando foi batido pelo Flamengo. E terminou o Brasileirão na sexta colocação, garantindo nova vaga para o torneio continental. No entanto, a forma de jogar do time incomodava a torcida.

Fechada a temporada, Scolari anunciou a aposentadoria. O último jogo como treinador teve placa entregue por Mario Celso Petraglia e volta olímpica com aplausos no estádio atleticano. Ao todo, como técnico, foram 47 partidas, com 22 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.

Felipão então indicou seu pupilo, Paulo Turra, para comandar a equipe à beira do gramado. Turra, por sua vez, ficou pouco mais de seis meses à frente do time. O gaúcho de 49 anos dirigiu o Furacão em 35 partidas, com 24 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, com aproveitamento de mais de 72%.

Frases polêmicas

Felipão acumulou uma série de frases polêmicas e, em diversas vezes, chegou a diminuir o tamanho do Athletico. Em uma delas, classificou o Furacão como clube "médio grande".

Quando ainda era treinador, em 2022, chegou a dizer que o time não era tão bom quanto a torcida esperava. "Somos um time bom, mas não é essa maravilha que pensamos", falou. Ainda afirmou que Pablo era titular "porque era melhor que Vitor Roque no momento".

Durante sua gestão como diretor técnico do Rubro-Negro, recebeu sondagens de uma seleção do Oriente Médio e afirmou, em uma entrevista à jornalista Nadja Mauad, do ge.com, que não voltaria a ser técnico de nenhuma equipe do Brasil: "Sempre disse que não vou ser mais treinador no Brasil", declarou.

Já nos últimos dias de Athletico, reclamou de vaias da torcida e disse que o trabalho de Paulo Turra era "maravilhoso". "É um trabalho maravilhoso do Paulo em todos os sentidos, desde o começo do ano", comentou Felipão.

Saída conturbada

A saída de Felipão do Athletico foi inesperada. Na mesma semana em que a entrevista de Scolari foi ao ar, o nome dele surgiu forte para assumir o time do Galo. Até na manhã de sexta-feira, dia 16 de junho, data da saída do Furacão, o veterano ainda não havia comunicado o clube da sua decisão.

Foi na hora do almoço que tudo mudou. O pentacampeão mundial aceitou a proposta do Atlético-MG para voltar a ser treinador e queria levar Paulo Turra, que voltaria a ser seu auxiliar. Mas o então treinador do Athletico disse que preferia ficar.

No entanto, o CEO de Negócios, Alexandre Mattos, optou pela demissão do jovem técnico, que, apesar das contestações da torcida, tinha bons números. A atitude de Felipão foi vista como uma "traição" por parte dos rubro-negros, que não devem recebê-lo com animosidade.

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville