O lateral-direito Kauã Moraes foi acionado pelo técnico interino do Cruzeiro, Wesley Carvalho, e foi muito vaiado em todas as vezes que encostou na bola pela torcida do Athletico. O Furacão triunfou por 2 a 1, pelo Brasileirão, na última quarta-feira (18), e encerrou o jejum de cinco jogos sem vencer, sendo três na Série A.
Reserva na Raposa, o jovem de 19 anos entrou aos 40 minutos do segundo tempo e esteve no confronto nos 12 minutos finais para ser uma das armas em busca do empate mineiro, o que não aconteceu. Ele foi acionado cinco vezes e se tornou alvo da torcida rubro-negra, principalmente quando não conseguiu dominar a bola.
Apesar das expectativas, Kauã vinha sendo pouco aproveitado por Tite. O lateral foi titular na estreia do ex-treinador, marcada pela derrota por 2 a 1 para o Pouso Alegre, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Depois, pela segunda rodada do Estadual, voltou a estar entre os 11 iniciais na vitória por 2 a 1 sobre o Tombense.
O detalhe é que Kauã, mesmo com boas participações no ataque, foi substituído nas duas ocasiões em que o Cruzeiro utilizou uma equipe alternativa, recheada de jovens talentos.
Desde que Tite passou a contar com os atletas do elenco principal, Kauã Moraes só foi acionado duas vezes, na vitória por 1 a 0 sobre o Betim, no dia 1 de fevereiro, pela 6ª rodada do Estadual, e, mais de um mês depois, no empate por 3 a 3 com o Vasco, que selou a demissão do comandante.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F03%2Fviveros-gol-athletico-cruzeiro-brasileirao.jpg)
O principal problema de Kauã Moraes é a concorrência. O Cruzeiro conta com William, titular absoluto do clube desde 2023, e Fagner, veterano que tem longa história com Tite, no setor. Ou seja, a tendência é que jovem tenha poucas oportunidades caso a dupla esteja à disposição.
Além disso, Kauã ainda tem um concorrente a mais. O jovem Nicolas Pontes, de 20 anos, foi testado por Tite no lugar do ex-Athletico nas duas primeiras rodadas do Mineiro. Pontes surgiu também nas categorias de base do Furacão, tendo atuado no sub-11, sub-15 e sub-17 até se transferir para a Raposa.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico x Cruzeiro: Jogo do Brasileirão sofre atraso no início
- Athletico faz pedido e CBF desconvoca promessa
- Ídolo do Athletico detona Josué, do Coritiba: “Na minha época, não faria”
“Vitor Roque reverso”: Athletico se irritou com saída de Kauã Moraes
No fim de agosto de 2025, o Athletico perdeu o lateral-direito Kauã Moraes para o Cruzeiro, que pagou a multa rescisória de R$ 10 milhões. A transação surpreendeu o presidente Mario Celso Petraglia, que ficou bastante irritado com o acerto entre o atleta e a Raposa.
Além da ameaça de entrar na Justiça, Petraglia disparou contra o dono da SAF celeste, o empresário Pedro Lourenço. O dirigente rubro-negro declarou que tentava aumentar o salário do jogador (o que refletiria no valor da multa) e afirmou que conversou com o dirigente do time mineiro sobre a negociação do atleta, mas apenas para esse ano.
Na apresentação oficial de Kauã em Belo Horizonte, Pedrinho rebateu Petraglia, dizendo que não cometeu nenhuma ilegalidade e que confiava no potencial da joia.
“Se eles não acreditaram, não interessa para nós. Nós não roubamos nada de ninguém, nós acreditamos e pagamos por ele. Então nós não temos aqui que explicar ou falar nada. Isso é direito, é legal e já foi feito isso com a gente também e a gente não está aqui chorando e reclamando”, disparou Pedrinho.
Sem citar diretamente, Pedro Lourenço se referiu à compra do Athletico pelo atacante Vitor Roque, atualmente no Palmeiras. Em 2022, a situação foi inversa. O Cruzeiro perdeu o camisa 9 pelo valor da multa. O Furacão pagou R$ 24 milhões e tirou o ‘Tigrinho’ da Toca da Raposa. Já na metade de 2023, Roque foi negociado com o Barcelona e se tornou a maior venda da história do clube e a segunda maior do futebol brasileiro.