Reforço

Dedé assina contrato de produtividade e fecha com o Athletico até dezembro

Dedé com a camisa do Athletico.

O zagueiro Dedé é mais um reforço do Athletico para a sequência da temporada. Com histórico de lesões, o jogador de 33 anos assinou um contrato de produtividade com o Furacão até o final do ano. Segundo o presidente Mario Celso Petraglia, o defensor procurou o clube.

continua após a publicidade

“Acabamos de dar oportunidade a ele, que quis vir, nos procurou, quer uma oportunidade, sabe que o Athletico tem uma infraestrutura, que vamos tentar recuperá-lo. Pode ser que dê, que não dê certo. As nossas portas estão abertas”, disse em entrevista à Rádio Transamérica na última terça-feira (29).

Dedé estava na Ponte Preta desde dezembro. Ele tinha contrato até o final da Série B, mas rescindiu após disputar apenas dois jogos pela Macaca, ambos como titular, contra Inter de Limeira e Água Santa, ambos pelo Paulistão. Neste perído, ele teve lesões musculares. O jogador chegou nesta terça-feira (29) a Curitiba e passou pelos exames médicos no CT do Caju.

Antes de acertar com a Ponte, o zagueiro estava no Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. Porém, ele sofreu com lesões no time mineiro, e chegou a ficar dois anos longe dos gramados. A última lesão grave foi no joelho direito.

continua após a publicidade

A contratação de Dedé foi a solução do Athletico para trazer experiência ao elenco e reforçar a zaga, já que Thiago Heleno vai passar por uma cirurgia no ombro e deve voltar aos gramados somente em junho. No Athletico, Dedé terá a concorrência de Lucas Fasson, Matheus Felipe, Nicolás Hernández, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo.

Dedé estava na Ponte Preta, onde fez somente dois jgos

Lesões na carreira

Anderson Vital da Silva, mais conhecido como Dedé, foi revelado pelo Volta Redonda-RJ. Ele chegou ao Vasco em 2009, onde ficou até 2013. No clube cruzmaltino, teve destaque e chegou a ser convocado para a seleção brasileira e foi campeão da Copa do Brasil 2011.

Em 2013, o Cruzeiro contratou o zagueiro, na época com o custo de 5 milhões de euros. Ao todo foram oito anos na Raposa, com 188 jogos, com 15 gols e sete títulos: bicampeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018), além de três Mineiros.

continua após a publicidade

Foi no Cruzeiro que o zagueiro sofreu com lesões. A primeira aconteceu no final de 2014, quando passou por uma cirurgia no joelho direito e ficou 450 dias afastado, voltando a jogar em janeiro 2016. Quando retornou, teve uma fratura na patela e precisou fazer outro procedimento cirúrgico. Foram quase 400 dias longe dos gramados. O zagueiro voltou a jogar em março de 2017, mas teve um edema ósseo no joelho: mais 271 dias fora de combate. Dedé ainda passou por outra cirurgia em outubro de 2019. Ele só voltou a jogar pela Ponte Preta, em 2022, onde chegou com status de principal contratação para a temporada.

“Tenho muita fé na vida. Muita fé nas coisas positivas”, resume Dedé, quanto aos períodos mais difíceis que enfrentou. “Anos atrás, eu estava deitado em uma maca para ser submetido a um tipo de cirurgia que o futebol nunca havia visto. Fiquei inclusive por muito tempo sem andar direito. Mas agora estou aqui. E considero esta oportunidade no Athletico Paranaense como a chance da minha vida. E com certeza, vou trabalhar para dar muita alegria ao clube e ao torcedor pela confiança em mim”, promete o zagueiro, que comenta sobre a sua condição atual.

“Sempre me dedico ao máximo ao meu trabalho. Fisicamente, estou muito bem. Mentalmente, quanto ao meu estado físico e condição de jogar, estou muito bem. Então, acho que é uma questão do tempo para que eu possa restabelecer tudo e voltar a atuar em alta performance. Pouco a pouco, vou conquistando meu espaço e crescendo dentro do clube”, vislumbra.

Dedé vestirá a camisa 3 do Furacão, antes vestida por Lucho González.

Reforços

Os últimos reforços trazidos pelo Athletico são os volantes Hugo Moura (Flamengo), Matheus Fernandes (Palmeiras) e Bryan García (Independiente del Valle); os meias Agustín Canobbio (Peñarol), Marlos (Shakhtar Donetsk) e Vitor Bueno (São Paulo); os atacantes Marcelo Cirino (Bahia), Pablo (São Paulo), Tomás Cuello (Red Bull Bragantino) e Vitinho (Dínamo de Kiev-UCR) e o lateral-direito Orejuela (São Paulo).

Exit mobile version