O ex-atacante Dagoberto nunca escondeu a sua bronca com Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico. O jogador, que fez parte do elenco campeão brasileiro em 2001, teve uma saída conturbada em 2007 e entrou na Justiça para acertar com o São Paulo.
Em bate-papo com o criador de conteúdo Gustavo Ganem, Dagoberto definiu Petraglia como “Maquiável”. Uma pessoa maquiavélica é aquela que prioriza os próprios objetivos e ambições.
Petraglia ficou revoltado com a decisão de Dagoberto, porque pretendia vendê-lo para o futebol europeu. A torcida rubro-negra ficou do lado do presidente na ocasião e passou a críticar o atacante.
Dagoberto compreendeu a reação da torcida atleticana na ocasião e explicou o motivo de acertar com o São Paulo.
[Sentimento pela torcida do Athletico é de] carinho, gratidão. Eu entendo completamente [a reação da torcida], mas sou profissional. A minha família depende de mim e a melhor proposta levou. Simples.
Athletico, São Paulo e Cruzeiro: Dagoberto soma cinco títulos de Campeonato Brasileiro

Durante a carreira, Dagoberto conquistou cinco títulos de Brasileirão, sendo um no Athletico (2001), dois no São Paulo (2007 e 2008) e dois no Cruzeiro (2013 e 2014). Ele é um dos jogadores que mais ganhou o Campeonato Brasileiro e só está atrás de Pelé, Pepe e Lima, que ganharam seis vezes com o Santos.
Para o ex-atacante, o primeiro título com o São Paulo foi o mais especial. “O segundo que ganhei. O primeiro quase não joguei, era muito jovem. Mas o segundo foi fascinante. Vinha de todo um processo e aquela incerteza. Quando você ganha, tira um peso gigantesco”, disse.
O ex-jogador ainda se esquivou sobre qual clube foi mais importante na sua carreira. “No Athletico, eu era um menino começando. O São Paulo é a realização de um jogador que todo mundo colocava dúvidas, todo mundo tinha uma incerteza sobre, mas se concretiza. E no Cruzeiro, a gente ganha tudo. Essa é difícil, então vou pular”, declarou.
Além dos clubes que conquistou títulos brasileiros, Dagoberto ainda passou por Internacional, Cruzeiro, Vasco, Vitória, San Francisco Deltas (Estados Unidos) e se aposentou no Londrina.