Estilo de jogo

“Cucabol” antigo ou moderno: o que esperar do Athletico com novo comando

Cuca

Cuca foi anunciado pelo Athletico para o lugar de Juan Carlos Osorio após o colombiano não agradar a diretoria mesmo com a invencibilidade na primeira fase do Campeonato Paranaense. Cuca é um dos três treinadores mais vitoriosos da última década, ao lado de Tite e Marcelo Oliveira. Mas as equipes que comanda têm muita variedade na forma de jogar.

continua após a publicidade

O Atlético-MG campeão da Libertadores em 2013, por exemplo, ficou conhecido como “Galo Doido”. O ataque tinha muita criatividade com a bola com Bernard, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Jô. Por outro lado, na defesa, o time era exposto e corria muitos riscos. Mesmo assim, foi campeão. 

Em 2016, Cuca foi campeão brasileiro pelo Palmeiras e ficou reconhecido pelo “Cucabol”, expressão criada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira. O time era muito forte defensivamente. No ataque, além do talento de Dudu e Gabriel Jesus, ficou marcado pela insistência nas bolas aéreas, principalmente por cruzamentos e jogadas a partir do arremesso lateral.

Contudo, o treinador se reinventou no Santos, vice-campeão da Libertadores 2020. O Peixe teve goleada sobre Grêmio e Boca Juniors no mata-mata, com repertório ofensivo mais agressivo e veloz graças às presenças de Soteldo, Marinho e do jovem Kaio Jorge. 

continua após a publicidade

+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024

E no Athletico?

A organização defensiva e o rótulo de “copeiro” são marcas do Furacão nas últimas temporadas. No entanto, a torcida cobra para que o time tenha atuações mais seguras e maior repertório ofensivo. A maior produção de jogadas, mesmo que no estilo Cucabol, será uma das evoluções da equipe.

O que também deve ser feito pelo novo treinador é a extinção do rodízio feito por Osorio. As mudanças no time titular deverão ser feitas de acordo com a necessidade. Além disso, o treinador deve usar a linha de quatro defensores. 

continua após a publicidade

No Estadual, ou seja, a curto prazo, a tendência é que o lateral-direito Léo Godoy e o zagueiro Mateo Gamarra ganhem espaço. 

Quem também deve ter mais oportunidade é o atacante Gonzalo Mastriani, praticamente deixado de lado por Osorio e que foi contratado para ser o artilheiro da equipe.

No entanto, o Campeonato Paranaense causa uma dificuldade ao Furacão. São permitidos apenas cinco atletas estrangeiros. Ou seja, Gamarra, Godoy e Mastriani concorrem com o meia Bruno Zapelli e os atacantes Cuello, Canobbio, Lucas Di Yorio e Romeo Benítez. Se o lateral-esquerdo Esquivel se recuperar da pubalgia e Arriagada entrar nos planos do técnico, serão dez atletas em disputa pelas cinco vagas.

Vale ressaltar que Cuca é reconhecido por ser um bom gestor do vestiário. No Corinthians, por exemplo, os jogadores foram abraçar o técnico no jogo de despedida após forte pressão da torcida. Nos outros clubes, o comandante também foi muito elogiado pela relação do dia a dia.
No ano em que o Athletico completa 100 anos, Mario Celso Petraglia aposta na experiência de Cuca para conquistar um título.

Exit mobile version