Novo técnico do Athletico, Cuca já declarou ser torcedor do clube e que, por isso, jamais trabalharia pelo Furacão. Nascido em Curitiba, ele começou a carreira de atleta no Rio Grande do Sul e, como treinador, teve passagens no comando do Paraná Clube, em 2003, e do Coritiba, em 2005. Aos 60 anos, disse poucas vezes sobre o amor pelo Athletico.
O UmDois relembra cinco demonstrações de carinho do técnico pelo Rubro-Negro. Veja:
Consolo em derrota para o Furacão: ‘Meu time ganhou de mim’
Em 2013, Cuca se sagrou campeão da Libertadores pelo Atlético-MG, mas foi uma derrota para o Athletico que deu fim à sequência de 54 jogos de invencibilidade dos mineiros como mandante. O Rubro-Negro venceu, de virada, por 2 a 1 no Estádio Independência, conhecido como Horto, onde o Galo tinha atuado em 38 das 54 partidas invictas.
“Meu consolo, pequeno, se é que tem, por ter perdido a invencibilidade, é que meu time ganhou de mim. Menos ruim, serve de consolo bem pequeno, um alívio”, disse Cuca em uma declaração ao Furacão.
Apesar daquela derrota marcante, Cuca tem um ótimo retrospecto contra o Furacão. Desde 2013, são 12 jogos com o treinador defendendo quatro clubes diferentes. São três derrotas (uma pelo Palmeiras em 2017 e duas pelo Atlético-MG em 2013) e nove vitórias (quatro pelo Galo em 2021, duas pelo Palmeiras, duas pelo Santos e uma pelo São Paulo).
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
Clube da infância em ficha
A Revista Placar já teve uma seção chamada de “Ficha do Ídolo” Quando ainda era jogador, Cuca foi personagem e declarou que o Athletico era o clube em que torcia na infância. Além disso, o novo técnico do Furacão colocou Cafuringa, ex-ponta que foi tetra campeão pelo Fluminense e defendeu o Maringá, como ídolo da infância.

“Maioria da família torce para o Athletico”
Antes da final entre Atlético-MG e Athletico na Copa do Brasil 2021, Cuca reafirmou a torcida da família pelo Furacão.
“Minha família é toda lá de Curitiba e a maioria torce para o Athletico. Mas a gente é profissional, vamos fazer o máximo para conseguir nossos objetivos ”, disse o treinador.
Dentro de campo, o Galo goleou por 4 a 0, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1, em Curitiba.
Viagem à Libertadores em 2022
Cuca viajou para Assunção para assistir o duelo das quartas de final do Athletico contra o Libertad, do Paraguai. Na viagem, ele posou para fotos ao lado de torcedores rubro-negros.
O Furacão empatou por 1 a 1 e conseguiu a classificação na campanha que ficou marcada pelo vice. Na final, o clube perdeu para o Flamengo em Guayaquil, no Equador.
Jamais trabalharia no Athletico
Em dezembro de 2021, Cuca chegou a falar que nunca aceitaria um cargo no Furacão.
“O dia que a torcida me xingar, eu vou deixar de ser atleticano. Então não vou treinar o Athletico”, declarou em entrevista à Banda B.
Contudo, a contradição acontece após Cuca deixar o Corinthians, em junho de 2023, por pressão de parte da torcida por causa da condenação por ato sexual com menor e coação em 1987, quando era jogador do Grêmio, durante excursão à Suíça – ele sempre alegou ser inocente.
Ainda no ano passado, a defesa de Cuca pediu a reabertura do caso e um novo julgamento, alegando que ele havia sido condenado à revelia. O pedido foi acatado em novembro e o julgamento de 1989 foi anulado em 28 de dezembro de 2023. Na prática, isso significa que Cuca não tem nenhuma dívida com a Justiça.