A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio de dois dos lances polêmicos da derrota do Athletico para o Corinthians por 2 a 0. O resultado negativo eliminou o Rubro-Negro nas quartas de final da Copa do Brasil.
O árbitro Davi de Oliveira Lacerda conversou com o VAR Diogo Pombo Lopez sobre o gol anulado de Kevin Viveros ainda no primeiro tempo e o pênalti marcado por toque de braço de Matheuzinho na etapa final.
O momento de maior divergência entre Lacerda e Lopez foi sobre a marcação da penalidade máxima para o Athletico quando o jogo já estava 2 a 0. Na análise do vídeo, o VAR não teve certeza se o toque no braço do lateral do Corinthians foi dentro ou fora da área.
“Eu tenho o sentimento que essa bola está fora, mas não são conclusivas”, disse o árbitro de vídeo, que pediu para Lacerda ver as imagens. “Davi, a situação é muito fina, eu preciso que você venha aqui me ajudar a avaliar. O lance não é conclusivo. Eu tenho o sentimento de que está fora, está bom? Mas é sentimento”.
O juiz rebateu o comentário do VAR.
Não, a gente não trabalha com sentimento, a gente vai trabalhar com imagem.
Após ver o lance no vídeo, Lacerda também não chegou a uma conclusão e manteve a decisão de campo que foi a penalidade máxima. O Athletico, no entanto, não aproveitou a oportunidade, e Gastón Benavídez parou na defesa de Hugo Souza.
Athletico teve gol anulado no primeiro tempo
Outro áudio divulgado pela CBF foi do gol anulado de Kevin Viveros. O árbitro não marcou nada em campo, mas mudou de ideia no vídeo e anulou o lance por falta em Maycon.
O VAR, inicialmente, disse que “tem uma disputa aqui e de fato tem um contato, só que para mim esse contato não é faltoso, ok?”, mas mudou de ideia após conversa com o assistente: “O contato embaixo é de disputa. No entanto, em cima tem um tranco nas costas deslocando completamente o jogador da disputa. Após o tranco, o jogador de branco fica impossibilitado de disputar a bola”.
Lacerda vai até o vídeo e confirma a falta de Viveros em Maycon. “Para mim está claro que o tranco é nas costas. Estou voltando com tiro livre direto a favor do branco, ok?”.
