O Athletico busca quebrar um tabu contra o Corinthians para alcançar a semifinal da Copa do Brasil 2025. O jogo de volta das quartas de final acontece nesta quarta-feira (10), às 21h30, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.

No jogo de ida, o Athletico perdeu por 1 a 0 para o Corinthians na Arena da Baixada, em Curitiba. O duelo, que teve recorde de público, ficou marcado pela invasão a campo de um torcedor que agrediu o goleiro Hugo Souza e a reclamação do astro holandês Memphis Depay contra o gramado sintético.

Apesar do foco ser conquistar o acesso na Série B, o Athletico vira a chave para desbancar o segundo time de Série A na Copa do Brasil. Rebaixado no centenário, o Furacão passou pelo São Paulo, nos pênaltis, nas oitavas de final. Antes disso, o time rubro-negro teve classificações sobre Pouso Alegre, Guarany de Bagé-RS e Brusque.

Dessa vez, a missão é vencer o Corinthians na NeoQuímica Arena, algo que nunca aconteceu. A vantagem de um gol de diferença leva a decisão aos pênaltis. Contudo, desde a inauguração do estádio do Timão, em maio de 2014, o Athletico enfrentou o Corinthians dez vezes em São Paulo, tendo somando cinco empates e cinco derrotas.

Já o Corinthians chega com a vantagem do empate. O time paulista chegou às quartas após ter eliminado o maior rival, Palmeiras, com duas vitórias. O Timão entrou na terceira fase do torneio, na qual passou pelo Novorizontino.

Athletico tem desfalque no banco de reservas

Odair não estará no banco de reservas do Furacão. (Foto: Robson Mafra/AGIF/Icon Sport)

O auxiliar Fábio Moreno vai comandar o Athletico na beira do gramado. Isso porque o técnico Odair Hellmann foi expulso pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio após o apito final do jogo de ida. Na súmula, o juiz justificou que o comandante rubro-negrou protestou de forma abusiva.

Dentro de campo, o Furacão deve ter a dupla de zaga formada pelos colombianos Aguirre e Carlos Terán. Já no meio, a expectativa fica pela entrada do jovem Dudu Kogitzki, autor do golaço “à la Sicupira” na vitória sobre o Botafogo-SP.

Além disso, a lista de relacionados teve a novidade do jovem Vitinho, titular do time sub-20 e que já ficou no banco de reservas em dois jogos na Série B.

Do outro lado, o Corinthians chega com ótimas notícias para o confronto. O atacante Yuri Alberto, recuperado de uma cirurgia de hérnia inguinal em 21 dias, deve voltar ao time titular, enquanto Memphis Depay retornou da seleção holandesa e treinou normalmente na véspera do duelo.

Com isso, o técnico Dorival Júnior deve escalar o trio GYM (Garro, Yuri Alberto e Depay), que superou uma sequência de lesões e é considerado ideal pela torcida paulista nesta temporada. Essa será a décima vez que eles atuam juntos nas 54 partidas que o Corinthians já teve no ano.

Escalação do Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Maycon, Charles (José Martínez), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Escalação da Athletico

Santos; Gastón Benavídez, Juan Felipe Aguirre, Carlos Terán (Lucas Belezi) e Lucas Esquivel; Felipinho, Patrick e Bruno Zapelli; Leozinho, Kevin Viveros e Steven Mendoza.

Siga o UmDois Esportes