O Atlético Nacional enfrenta o São Paulo pelas oitavas de final da Libertadores, mas sofreu com a perda para o Athletico de dois jogadores que disputaram a fase de grupos.

Mesmo com a possibilidade de conquistar o principal torneio da América do Sul, o zagueiro Juan Felipe Aguirre e o atacante Kevin Viveros aceitaram a proposta para jogar a Série B.

Viveros era titular do Atlético Nacional e marcou quatro gols em cinco jogos na fase de grupos da Libertadores, sendo dois na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional e o do triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia.

Pelo bom momento, o Athletico precisou desembolsar cerca de 5 milhões de dólares (R$ 27,54 milhões na cotação de junho) para contar com 70% dos direitos econômicos pelos próximos três anos. Os outros 30% permanecem com o Atlético Nacional.

O centroavante colombiano se tornou a contratação mais cara da história do Rubro-Negro e superou Vitor Roque, que custou R$ 24 milhões em 2022.

Viveros marcou contra o São Paulo. Foto: IconSport

Pelo Furacão, Viveros foi decisivo na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, justamente contra o São Paulo, na Arena da Baixada. O colombiano sofreu a falta no início de jogo que rendeu a expulsão do goleiro Rafael.

Na partida de ida, o atacante já havia marcado o gol rubro-negro na derrota por 2 a 1 no Morumbi.

Juan Felipe Aguirre conquistou cinco títulos com a camisa do Atlético Nacional e era um nome importante no vestiário. O zagueiro começou a temporada como titular, mas perdeu espaço a partir de abril após sofrer com fascite plantar.

Atlético Nacional e São Paulo disputam o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores nesta terça-feira (12), às 21h30, no Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia. Já a volta ocorre no dia 19, no mesmo horário, no MorumBis.

Como estão Aguirre e Viveros no Athletico

Juan Felipe Aguirre, zagueiro do Athletico. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Contratado para ser o camisa 9, Viveros assumiu a titularidade do Athletico e já marcou três gols em oito jogos. O centroavante balançou as redes duas vezes no empate em 2 a 2 com o América-MG, pela Série B, e outra na derrota no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil para o São Paulo por 2 a 1.

“Sou grato por estar aqui, neste clube tão grande. Ao vestir essa camisa, sinto uma motivação muito grande. Vim para fazer o meu melhor e conquistar os objetivos”, destacou Viveros, na entrevista de apresentação.

Aguirre disputou somente duas partidas com a camisa do Athletico, mas voltou a sentir uma fascite plantar. O zagueiro ficou fora das últimas quatro partidas e ainda não tem previsão de retorno.

Athletico eliminou o São Paulo da Copa do Brasil

Lucas Esquivel vibra com o gol do Athletico na Copa do Brasil. (Foto: Reinaldo Reginato/Fotoarena/Sipa USA/Icon Sport)

Com a presença de mais de 30 mil torcedores na Arena da Baixada, o Athletico venceu o São Paulo no tempo normal por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Lucas Esquivel.

Nos pênaltis, Giuliano, o mesmo Esquivel e Mendoza marcaram para o Rubro-Negro e o goleiro Santos virou o herói da noite ao defender as três cobranças do time paulista.

Grande nome da classificação e ídolo da torcida, Santos viveu mais um jogo histórico com a camisa do Furacão. 

“É a oportunidade de, mais uma vez, vivenciar uma noite de Copa. Mais uma noite especial para mim. Agradecer a todos que confiaram e confiam no meu trabalho. Sou muito feliz de ajudar o Athletico mais uma vez, na sua caminhada”, disse, em entrevista ao Amazon Prime Vídeo.

Nas quartas de final, o Athletico enfrenta o Corinthians nas semanas de 27 de agosto e 10 de setembro. A ida ocorre na Arena da Baixada, em Curitiba, e a volta na Neo Química Arena, em São Paulo.

Siga o UmDois Esportes