A defesa do Athletico tem dupla titular definida no Campeonato Paranaense. Thiago Heleno, capitão e um dos principais líderes do elenco, tem a companhia de Kaíque Rocha, que atuou em todos os 14 jogos da equipe na temporada.
Nesse início de ano, o Furacão tem a melhor defesa do Paranaense. São sete gols sofridos em 14 jogos. E com destaque para Kaíque: o número de jogos já é superior aos 12 duelos (oito como titular, com um gol marcado) que o zagueiro de 23 anos participou em 2023.
+ Confira a tabela completa do Athletico no Campeonato Paranaense
Além da regularidade, o zagueiro também demonstrou bom desempenho ofensivo. Kaíque foi autor do lançamento para Pablo anotar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Operário, que deu vantagem ao Rubro-Negro na semifinal do Estadual.
Titular com Osorio, Kaíque Rocha foi “revelado” por Cuca
Aproveitando o espaço deixado por Pedro Henrique, que sofreu uma fratura no tornozelo direito no ano passado, Kaíque Rocha foi o único jogador que disputou os 12 jogos sob o comando de Juan Carlos Osorio.
Com exceção do defensor, o treinador colombiano colocou em prática o rodízio de atletas e escalou 12 times diferentes na passagem por Curitiba. A troca de comandante não afetou o status do zagueiro.
Foi justamente Cuca que promoveu Kaíque Rocha ao time profissional do Santos, no fim de 2018. O jogador foi titular do Peixe na Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano e terminou na equipe principal.
“Kaique tem comando, liderança, é grande e não é lento. É um menino para ser bem trabalhado”, elogiou Cuca na época.
Em 2019, o zagueiro foi negociado com a Sampdoria, da Itália, por 1,25 milhão de euros (cerca de R$ 5,7 milhões na cotação da época). No entanto, com apenas um jogo na Europa, acertou o retorno ao futebol brasileiro em 2021, por empréstimo ao Internacional.
No Inter, ele teve três jogos na primeira temporada e passou a ser titular em 2022, mas perdeu espaço após uma lesão muscular. Após acertar a rescisão com a Sampdoria, Kaíque Rocha chegou ao Athletico de graça e ganha status de titular pela primeira vez na carreira.
Athletico pode jogar com três zagueiros com Cuca
O Athletico sofre com o regulamento do Estadual, que limita a presença de cinco jogadores estrangeiros por jogo. Com isso, o técnico Cuca precisa deixar pelo menos quatro gringos de fora.
O zagueiro Mateo Gamarra, de 23 anos e que chegou a ser convocado para a seleção do Paraguai no ano passado, é um dos ausentes nos duelos do Furacão.
Após o jogo contra o Operário, Cuca revelou que planeja atuar com três defensores e que vai aproveitar mais os estrangeiros no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.
“Na zaga tenho o Pedro Henrique, a dupla que jogou [Thiago Heleno e Kaíque Rocha] e o Gamarra. O cara é titular da seleção paraguaia e não fica no banco. Tenho ideia de trabalhar com um terceiro zagueiro, mas o tempo vai encaixar as coisas. No Brasileiro e nas Copas vou poder usá-los mais. Eles têm sido altamente profissionais, entendido que não é uma questão técnica e sim do regulamento”, disse o treinador sobre os grintos.
O Furacão conta atualmente com nove estrangeiros – Gamarra, Leo Godoy, Esquivel, Zapelli, Mastriani, Di Yorio, Cannobio, Romeo Benítez e Cuello.