Com a contratação do lateral-direito argentino Leo Godoy, o Athletico ultrapassou o limite de sete estrangeiros por elenco no futebol brasileiro. O Furacão, agora, tem oito gringos no grupo principal.

Além dos jogadores que já estavam no clube na temporada passada (Esquivel, Zapelli, Cuello, Arriagada e Canobbio) e de Godoy, o Athletico contratou recentemente os paraguaios Mateo Gamarra e Romeo Benítez para 2024. O time, vale lembrar, também será comandado por um estrangeiro: o colombiano Juan Carlos Osorio.

Desta forma, pelo menos um jogador da lista terá de ficar de fora dos relacionados por partida. Neste começo de temporada, o Furacão não terá problemas, pois o lateral-esquerdo Esquivel e o atacante Arriagada estão com suas seleções para a disputa do torneio pré-olímpico. Para o restante do ano, também não estão descartadas saídas.

O número de estrangeiros no Athletico ainda pode aumentar caso o clube feche a contratação do centroavante uruguaio Mastriani, do América-MG. A negociação se arrasta desde o ano passado, com o Coelho dificultando a transferência.

A regra de estrangeiros mudou na temporada passada após um pedido dos clubes em Conselho Técnico do Brasileirão para a CBF, em fevereiro de 2023. Antes, eram permitidos apenas cinco estrangeiros por elenco.

O Athletico, inclusive, foi um dos clubes que liderou o pedido para o aumento do limite para sete. A mudança teve aprovação dos 20 clubes da Série A na época.

+ Mercado da Bola: rumores, sondagens e negociações confirmadas no Brasil

Todos os estrangeiros do elenco principal do Athletico

Argentina: Leo Godoy, Esquivel, Zapelli e Cuello
Paraguai: Mateo Gamarra e Romeo Benítez
Uruguai: Canobbio
Chile: Arriagada