Camisa 1

Bento pode ser primeiro goleiro do Athletico desde Caju a ser titular da seleção em jogos oficiais

Goleiro do Athletico, Bento em treino da seleção brasileira

Se for escolhido por Dorival Júnior para ser titular da seleção brasileira contra a Inglaterra, Bento será o primeiro goleiro do Athletico a repetir o feito em partidas oficiais da equipe principal desde Caju, em 1942. O amistoso será neste sábado (23), às 16h, em Londres.

continua após a publicidade

O Furacão serviu o Brasil com goleiros nos últimos anos, mas nenhum chegou ao posto de titular em jogos oficiais enquanto ainda vestia as cores rubro-negras. Bento foi convocado para esta Data Fifa como terceiro goleiro na primeira lista do treinador, mas é o principal candidato à titularidade depois que Alisson e Ederson se lesionaram.

O UmDois Esportes relembra todos os goleiros que jogaram pelo Athletico e foram convocados para a seleção brasileira.

De Caju a Bento: os goleiros que passaram pelo Athletico e pela seleção brasileira

continua após a publicidade

Alfredo Gottardi, o Caju, fez história ao ser o primeiro jogador atleticano a ser convocado para a seleção brasileira. Foram os feitos no Furacão que o levaram a ser o camisa 1 do Brasil no Sul-Americano de 1942. Caju foi titular nos cinco jogos e a equipe terminou na terceira colocação. O ídolo, que hoje dá nome ao centro de treinamento do clube, faleceu em 2001, aos 86 anos.

Depois dele, o “mão de anjo” Roberto Costa também defendeu a meta do Brasil. O goleiro foi chamado para um amistoso contra a Inglaterra em 1984, mas, neste ano, ele estava atuando pelo Vasco. No ano anterior, pelo Furacão, recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador do Brasileirão. Roberto Costa teve três passagens pelo Athletico (de 1978 a 1981, de 1982 a 1983 e de 1986 a 1987), hoje está com 69 anos e aposentado.

Anos depois, em 2010, Neto foi convocado por Mano Menezes quando tinha 21 anos e ainda estava no Athletico. O objetivo era observá-lo para a disputa das Olímpiadas de Londres 2012. Neto foi convocado para os Jogos, mas já tinha sido vendido à Fiorentina – naquela Olímpiada, inclusive, começou como titular, mas perdeu a posição.

Em 2015, o goleiro foi reserva na Copa América. Já em 2018, sob o comando de Tite e como jogador do Valencia-ESP, fez sua estreia como titular da seleção principal em um amistoso contra El Salvador. Aos 34 anos, Neto hoje defende o Bournemouth-ING.

continua após a publicidade

Chances de Weverton e Santos

Weverton foi escolhido por Rogério Micale para substituir Fernando Prass, cortado por lesão, para os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. O Brasil conquistou a inédita medalha de ouro com o goleiro do Furacão defendendo uma cobrança na disputa de pênaltis da final. Depois disso, passou a ser convocado para a principal, mas sempre como terceiro goleiro.

Em 2017, ainda como atleta do Furacão, foi titular contra a Colômbia, mas em um duelo chamado “Jogo da Amizade” feito especialmente para homenagens às vítimas do voo da Chapecoense. Neste amistoso, inclusive, apenas jogadores que atuavam no Brasil foram convocados. Ou seja, não era um confronto oficial. Ele também defendeu a meta brasileira em amistoso contra a Argentina, na Austrália, em junho do mesmo ano.

A primeira chance mesmo como titular do Brasil foi também contra a Colômbia em junho de 2021, pela Copa América, quando já era goleiro do Palmeiras.

Seguindo os passes de Weverton, o goleiro Santos também foi o escolhido para defender a meta nos Jogos Olímpicos, mas de Tóquio em 2021. O campeão pelo Athletico também trouxe a medalha olímpica para Curitiba. Na seleção principal, o camisa 1 foi convocado antes em três oportunidades por Tite, entre 2019 e 2020, mas nunca chegou a estrear como titular.

O lendário Caju

Presente com Bento, e futuro com Mycael?

O presente é de Bento. O goleiro de 24 anos foi convocado pela primeira vez por Fernando Diniz em agosto do ano passado, mas uma lesão o impediu de debutar entre os selecionáveis. Depois, foi novamente chamado, após corte de Ederson também por lesão, e ficou no banco de reservas nos jogos contra Colômbia e Argentina, em novembro de 2023. Agora, terá a chance de fazer sua estreia com a amarelinha.

Já o futuro pode ser de outro camisa 1 do Athletico. O jovem Mycael, de 20 anos, acumula convocações para as seleções de base e é titular absoluto da equipe sub-20 de Ramon Menezes. Destaque do Brasil, Mycael ganhou o ouro dos Jogos Pan-Americanos2023, além dos títulos dos Sul-Americanos sub-15 (2019) e sub-20 (2023).

Exit mobile version