Com a vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem, o Athletico usa a Taça FPF para dar experiência em torneio profissional aos jogadores do sub-20. A estreia contra o Batel foi adiada para o dia 24, às 15h30, por conta de dois shows internacionais na Arena da Baixada.

O elenco sub-20 é comandado pelo português João Correia. Contratado após boa passagem pelas categorias de base do Barra-SC, o treinador já teve a oportunidade de comandar o time profissional Rubro-Negro em três oportunidades. Ele foi interino entre a demissão de Maurício Barbieri e a chegada de Odair Hellmann.

Até o momento, o Athletico conquistou o título do Campeonato Paranaense sub-20 e chegou até a semifinal do Campeonato Brasileiro – parou para o vice-campeão Red Bull Bragantino. O último torneio da temporada é justamente a Taça FPF.

Em uma temporada positiva, quem são os principais destaques do Athletico? A reportagem do UmDois Esportes lista três promessas para ficar de olho durante a competição.

Lima – meia

Camisa 10 do time sub-20, Lima é uma das promessas do Athletico.
Lima em ação pelo Furacão. (Foto: Cahuê Miranda/Athletico)

Filho do ex-zagueiro Nem, ídolo do Athletico e campeão brasileiro em 2001, o meia Lima foi o grande nome do Rubro-Negro nas duas últimas competições do sub-20. Nas quartas de final do Brasileirão sub-20, o jogador marcou três gols, sendo um de falta no ângulo, na vitória por 4 a 2 sobre o Vasco.

Lima, de 20 anos, é o artilheiro do Athletico no sub-20 na temporada – sete gols no Brasileirão e cinco no Campeonato Paranaense da categoria.

Em entrevista recente ao UmDois Esportes, Nem não escondeu a ansiedade em ver o filho no profissional do Athletico. “O Lima se destaca desde os 14 anos no Athletico. Em todas as categorias foi considerado um dos melhores jogadores. Para mim, é uma alegria ver que ele pode ter um futuro brilhante no clube em que eu fiz história e que eu amo. Eu sou atleticano e meu sonho é ver ele jogar como profissional pelo Athletico”, disse.

Sorriso – atacante

Sorriso, atacante do Athletico. (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

O atacante Sorriso é o segundo principal artilheiro do sub-20 no ano. Ele marcou seis gols durante o Campeonato Paranaense da categoria e outros quatro no Brasileirão.

Sorriso chegou ao Athletico em 2023 para jogar ainda no sub-17 e se destaca desde então. Porém, o jogador tem contrato com o Rubro-Negro somente até a metade do ano que vem e pode assinar contrato com outra clube a partir do início de 2026. Além disso, segundo o canal Trétis, ele recebeu uma sondagem do futebol do Azerbaijão.

Felipe Chiqueti – atacante

Felipe Chiqueti na estreia pelo profissional do Athletico em 2023. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Aos 20 anos, Felipe Chiqueti é um dos grandes nomes das categorias de base do Athletico nos últimos anos. Ele está no clube desde em 2018, aos 13 anos, e tem uma partida no profissional em 2023 – entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Arena da Baixada.

Nesta temporada, Felipe Chiqueti marcou quatro gols no Brasileirão sub-20 e cinco no Campeonato Paranaense. O atacante balançou as redes nos dois jogos da final contra o Cascavel.

Tabela do Athletico na Taça FPF

  • Athletico x Batel – quarta-feira (24/09), às 15h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Cianorte x Athletico – sábado (27/09), às 15h30, no estádio Albino Turbay, em Cianorte
  • Athletico x Cascavel – sábado (04/10), às 15h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Nacional x Athletico – sábado (11/10), às 15h30, no Estádio Municipal José Carlos Galbier, em Campo Mourão

Siga o UmDois Esportes