Pressão

Torcedores cobram Conselho Deliberativo do Athletico e pedem afastamento de Petraglia

Por
Diogo Souza
15/01/2025 14:27 - Atualizado: 15/01/2025 14:28
Bandeira do Athletico
Bandeira do Athletico | Foto: Divulgação/Athletico

Centenas de torcedores do Athletico, entre eles, sócios, assinam uma manifestação cobrando o Conselho Deliberativo do Furacão sobre o momento atual do clube, que acabou sendo rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro no ano do seu centenário.

No documento, que até o momento do fechamento desta reportagem contava com mais de 600 assinaturas, os torcedores pedem mudanças no comando do Athletico, com o afastamento do presidente Mario Celso Petraglia, a criação de um novo plano de gestão e a "inclusão da torcida como protagonista".

Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025

O objetivo é que a proposta seja debatida, em caráter de urgência, na próxima reunião do Conselho Deliberativo, programada para a próxima terça-feira. "Reafirmamos que este documento não busca criar rupturas, mas sim iniciar um processo de transição responsável e alinhado com os interesses coletivos do Club Athlético Paranaense", destaca a manifestação.

Os torcedores ressaltam o trabalho feito pela atual diretoria desde a "revolução"no Athletico, ocorrida em 1995, mas lamenta a "falta de envolvimento" na última temporada, que culminou com a queda à Série B.

"A comunidade athleticana tem sido seguidamente ignorada. Nosso Centenário ficou marcado por uma falta de envolvimento efetivo da Diretoria. A celebração mais significativa foi organizada pela própria torcida", destaca parte da nota.

As propostas dos torcedores do Athletico

Ligga Arena, estádio do Athletico
Ligga Arena, estádio do Athletico

O protocolo de manifestação dos torcedores do Athletico contém quatro pontos de destaque: Mudanças na liderança, Plano de recuperação para 2025/2026, Fortalecimento da governança interna e Inclusão da torcida como protagonista. Confira abaixo os pedidos dos manifestantes:

Mudanças na liderança

a. Afastamento imediato do Presidente Administrativo, Sr. Mário Celso Petraglia, para que possa priorizar sua saúde; está sem condições

b. Nomeação do Dr. José Lúcio Glomb para a Presidência, em razão da ausência do atual 1º Vice-Presidente, Dr. Luiz Kuster, atuante no R J.

c. Manutenção do Dr. Henrique Gaede e composição de uma Diretoria renovada.

Plano de recuperação para 2025-2026

a. Formatação de um plano estratégico e pragmático de governança e gestão para reverter as perdas de 2024 e consolidando o clube em 2026, com:

i. Reaproximação efetiva com a torcida, promovendo inclusão social e maior participação nos processos decisórios.

ii. Adoção de políticas transparentes e prestação de contas regular à comunidade athleticana.

iii. Reestruturação financeira e esportiva, focada em retomar a competitividade dentro de campo.

iv. Recuperação e fortalecimento do futebol feminino e das categorias de base do Athletico transformando o futebol em um eixo central do clube.

b. Para este plano, indicamos a participação de dirigentes e ex-dirigentes que estiveram à frente do Clube, cujas experiências serão importantes para a condução do processo.

Fortalecimento da governança interna

a. Preenchimento imediato das vagas do Conselho Deliberativo até o limite estatutário, garantindo diversidade e renovação.

b. Revisão do Estatuto Social para incluir mecanismos de fiscalização, auditoria e maior equilíbrio entre os poderes internos do Clube.

Inclusão da torcida como protagonista

a. Criação de um Conselho Consultivo da Torcida, para fortalecer o vínculo com os athleticanos.

b. Implementação de políticas que garantam acesso democrático aos eventos e jogos do Clube, promovendo a inclusão de torcedores de todas as classes sociais.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Profissional na área de Comunicação/Jornalismo há 16 anos - sendo 14 na empresa Editora O Estado do Paraná (GRPCOM), com experiência na produção e edição de mídias impressas e digitais. Iniciei como estagiário na Editora O Estado ...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville

Torcedores cobram Conselho Deliberativo do Athlet...