O Athletico atendeu ao pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e transferiu o jogo diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, para a Arena da Baixada. O duelo, marcado para às 15h desta terça-feira (21) seria realizado inicialmente no CT do Caju.

Segundo o Furacão, a justificativa da mudança é a realização dos testes do impedimento semiautomático. A tecnologia será estreada oficialmente na 20ª rodada do Brasileirão 2026, marcada para o próximo fim de semana, ou seja, a entidade máxima do futebol brasileiro faz os últimos testes do SAOT (Tecnologia Semiautomática de Impedimento, na sigla em inglês) e os treinamentos com os árbitros na Cranja Comary.

A ideia é que o impedimento automático seja um auxílio ao VAR (árbitro de vídeo). Contudo, o sistema do impedimento automático depende de um conjunto de câmeras, responsáveis por rastrear a posição dos jogadores e da bola. Isso permite identificar com precisão máxima o momento em que a bola sai do passe e a posição dos atletas em campo para definir o impedimento.

Além disso, a tecnologia tem uma interação direta com o VAR, o que exige procedimentos dos responsáveis pela arbitragem. Além disso, testes de conexão e as condições climáticas, como ventos fortes e a posição do sol no momento da partida, também podem influenciar. Com tudo ajustado, a tecnologia que funcionou na Copa do Mundo deve ser utilizada pela primeira vez no Brasil.

No início de julho, a CBF proibiu a realização de jogos do Brasileirão em estádios que não contêm com o impedimento semiautomático após concluir a instalação das câmeras necessárias nos 19 estádios que pertencem aos clubes da Série A (o Maracanã é a casa de Flamengo e Fluminense). Os custos foram da CBF, sendo que o Palmeiras desembolsou o valor para instalar os equipamentos na Arena Crefisa Barueri, já que tem o Nubank Parque como estádio, mas muda o local do jogo com certa frequência devido aos shows que recebe na capital paulista.

Vista aérea da Arena da Baixada, estádio do Athletico, clube que lidera o ranking de patrimônio líquido entre os times brasileiros.
Arena da Baixada é um dos principais ativos do Athletico (Foto: José Tramontin/Athletico)

Athletico x Fortaleza não terá presença de público

Além de oficializar a partida na Arena da Baixada, o Furacão também anunciou que o duelo das equipes sub-17 não contará com presença de público.

Isso acontece porque o estádio segue recebendo duas obras, a instalação do novo gramado sintético e também a construção da arquibancada retrátil, projeto feito sem custos ao clube e em parceria com 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo. 

“As intervenções no Setor Cel. Dulcídio Inferior e no gramado geraram uma grande quantidade de sujeira nas arquibancadas, impossibilitando a preparação do espaço para a partida. A Arena da Baixada segue sendo preparada para receber a torcida rubro-negra no sábado (25), no jogo contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro”, justificou o clube, em nota.

Siga o UmDois Esportes