Classificado para as decisões da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, o Athletico terá a temporada com o maior número de jogos da sua história. Com 14 partidas restantes entre decisões e reta final do Brasileirão, a equipe chegará a 87 jogos disputados no ano e irá superar 2013, quando disputou 75.

O ano de 2021 já está sendo marcante na história do clube, que briga por dois bicampeonatos. O volume de jogos também é superior, por conta da extensão da temporada anterior devido à pandemia de Covid-19.

Ao todo, contando com 11 rodadas válidas pelo Campeonato Brasileiro de 2020 disputadas neste ano, o clube já disputou 73 jogos. Até o final da temporada 2021, o Furacão vai entrar em campo numa média de um jogo a cada quatro dias: total de 76 partidas.

A rotina exaustiva foi um ponto batido pelo técnico Alberto Valentim nos últimos jogos, pelo pouco tempo para recuperar os atletas e trabalhar a equipe entre os compromissos.

"É bom falar também quando ganha do sacrifício que todos os jogadores e o clube vêm fazendo entre quarta e domingo desde maio. São cinco meses nessa pegada de um calendário desgastante ao máximo para os atletas", comentou o treinador após a vitória sobre o Flamengo que valeu a vaga na final da Copa do Brasil.

Mesmo com o desgaste físico da maratona de jogos, o Athletico tem se sobressaído na parte física e sofrido pouco com lesões. Segundo dados do Espião Estatístico, do ge.globo, o Furacão é o time entre os 20 da Série A com menos lesões durante a temporada, com apenas nove baixas.

No momento, apenas o zagueiro Lucas Halter (lesão no tendão de Aquiles), o volante Kawan e o atacante Matheus Babi, ambos se recuperando de cirurgia no joelho, estão no departamento médico.

Outro fator importante, além do trabalho de preparação física, foi a rodagem do elenco atleticano. Ao todo, 55 atletas atuaram pela equipe no ano. O que mais atuou até agora foi o atacante Renato Kayzer, artilheiro do time, que disputou 45 jogos.

Depois de garantir a vaga na final da Copa do Brasil, agora o Athletico já concentra as suas atenções no próximo desafio, no sábado (30), às 17h, diante do Santos, na Arena da Baixada, em duelo válido pela 28ª rodada do Brasileirão.

Veja os jogos restantes do Athletico na temporada:

Brasileirão
29ª rodada - Athletico x Santos
4º rodada (jogo atrasado): Athletico x Flamengo
30ª rodada - RB Bragantino x Athletico
31ª rodada - Athletico x Ceará
32ª rodada - Internacional x Athletico
33ª rodada - Athletico x Atlético-MG
34ª rodada - São Paulo x Athletico
35ª rodada - Athletico x Cuiabá
36ª rodada - Corinthians x Athletico
37ª rodada - Athletico x Palmeiras
38ª rodada - Sport x Athletico

Copa Sul-Americana
Athletico x Bragantino - Estádio Centenário, em Montevidéu

Copa do Brasil
Atlético-MG x Athletico (mandos a serem definidos).

Participe da conversa!
0