Copa do Brasil

Athletico tem 72% de aproveitamento quando começa mata-mata fora de casa

Lance de Athletico x Avaí, pela Copa do Brasil

Athletico se classificou em cima do Avaí em 2021 decidindo em casa.

Athletico e Atlético-MG iniciam, neste domingo (12), a decisão da Copa do Brasil 2021. A primeira partida será no Mineirão e a volta na Arena da Baixada, no dia 15 (quarta-feira). E pelo retrospecto dos dois times na competição quanto ao desempenho em jogos em casa e fora, o Furacão tem motivos para confiar no triunfo.

continua após a publicidade

Até aqui, o Rubro-Negro disputou 44 vezes o mata-mata com o primeiro duelo fora de casa. E se deu melhor em 32 oportunidades, ou seja, aproveitamento de 72,7%.

Já o Galo iniciou as disputas como mandante em 24 ocasiões, mas levou a melhor em apenas dez, tendo um aproveitamento de 41,6%.

O Athletico tem um alto aproveitamento, em parte, por causa do regulamento da competição. Até 2017, as primeiras fases eram disputadas em duelos de ida e volta, com o time melhor posicionado no ranking da CBF decidindo o confronto em casa.

continua após a publicidade

Das 32 classificações atleticanas decidindo como mandante, 15 foram logo na primeira fase. O que não desmerece os números do Furacão, que só foi eliminado logo de cara uma única vez, em 2008.

Athletico também leva vantagem em fases mais avançadas

Considerando fases mais avançadas da Copa do Brasil, a partir das oitavas, o desempenho segue sendo mais favorável ao Rubro-Negro, que se classificou seis vezes e foi eliminado outras oito (42,8% de aproveitamento), enquanto o Galo passou em oito oportunidades e caiu em 13 (38%).

Esta será a primeira vez que o Athletico decidirá a final da Copa do Brasil em casa. Nas outras duas oportunidades em que chegou à decisão, em 2013, contra o Flamengo, e 2019, diante do Internacional, jogou primeiro diante da sua torcida. Foi vice na primeira e campeão na segunda.

continua após a publicidade
Furacão campeão em 2019. Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O Atlético-MG também está em sua terceira final e, como é o caso em 2021, sempre fez o primeiro jogo em casa. Foi campeão em 2014, em cima do rival Cruzeiro, mandando seu confronto na Arena Independência. E em 2016 foi vice-campeão, perdendo para o Grêmio, com a partida de ida no Mineirão, quando perdeu por 3 a 1, e empate por 1 a 1 na Arena do Grêmio.

MARCELO CIRINO – ESPECIAL ATHLETICO COPA DO BRASIL 2019 | Dois Um Podcast #31

Exit mobile version