Athletico e São Paulo iniciam na próxima quinta-feira (31) a disputa das oitavas da final da Copa do Brasil. O histórico entre os dois times é marcado por capítulos polêmicos e até mesmo a estreia com um golaço do maior ídolo da história do Rubro-Negro.

No Robertão, que era o Campeonato Brasileiro da época, de 1968, Barcímio Sicupira se apresentou para a torcida atleticana com um golaço de bicicleta na Vila Capanema e garantiu o empate em 1 a 1. O ‘Craque da 8’ marcou 158 gols com a camisa do Furacão e é o maior artilheiro da história do clube.

“Eu não conheço outro jogador que marcou mais gols de bicicleta como eu. O Zico marcou um. O Pelé fez, mas não foram muitos. Eu marquei seis ou sete gols de bicicleta. Não conheço outro caso”, destacou Sicupira, em entrevista para a Tribuna do Paraná, em 2013.

Polêmica na final da Libertadores de 2005

O capítulo mais polêmico da história do confronto entre Athletico e São Paulo ocorreu na final da Libertadores de 2005. A Conmebol vetou a partida de ida na Arena da Baixada e justificou que o estádio precisaria de uma capacidade mínima de 40 mil torcedores – tinha 25 mil na época.

Para garantir o jogo na Arena, o Rubro-Negro instalou arquibancadas tubulares e aumentou a capacidade no estádio com aprovação das autoridades locais. Porém, o São Paulo não aceitou jogar no estádio e alegou preocupações com a segurança com as arquibancadas provisórias. A Conmebol, pressionada pelo clube paulista, manteve o veto.

(Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo)

O Athletico ainda tentou alugar o Couto Pereira, do rival Coritiba, mas sem sucesso. Por conta disso, o jogo de ida foi para o Beira-Rio, em Porto Alegre, e terminou empatado em 1 a 1. Na volta, o São Paulo goleou no Morumbi por 4 a 0 e ficou com o título.

O clube lamenta até hoje o fato de não jogar em seu estádio o primeiro jogo da final.

“Nosso pessoal esteve na sede da Conmebol, foi falar com o secretário-geral porque o [Nicolás] Leoz [então presidente da Conmebol] sumiu, desapareceu; e por falta de argumentos, ele, num cinismo absurdo, desonesto, disse: ‘resoluciones superiores’. E nos ameaçou, dizendo que se o Atlético não fosse jogar no Beira-Rio seria suspenso, rebaixado e perderia o registro de todos seus atletas”, relatou o presidente Mario Celso Petraglia, ao UmDois Esportes, em 2018.

Athletico x São Paulo em mata-mata

Athletico e São Paulo se enfrentaram na Copa do Brasil de 2018. (Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

O retrospecto em torneio de mata-mata é favorável ao Athletico. São três classificações do Rubro-Negro e apenas uma eliminação nos quatro encontros entre os clubes.

Na Seletiva para a Libertadores em 1999, o Athletico enfrentou o São Paulo no Couto Pereira e venceu o jogo de ida por 4 a 2.  O meia Adriano Gabiru abriu o marcador, mas os visitantes viraram o placar com gols do atacante Jacques e do zagueiro Wilson. No segundo tempo, Gabiru empatou, o zagueiro Gustavo marcou o terceiro e Kelly fechou a vitória.

No Morumbi, o São Paulo venceu por 2 a 1, mas o gol de Lucas Severino foi importante para confirmar a classificação. O Rubro-Negro foi para a final da Seletiva e garantiu a vaga até então inédita para a Libertadores com a vitória sobre o Cruzeiro.

Seis anos depois, o Athletico encontrou o São Paulo na final da Libertadores. Em Porto Alegre, os dois times empataram em 1 a 1 – Aloísio Chulapa colocou o Furacão na frente e Durval, contra, deixou tudo igual. Já no Morumbi, os paulistas golearam por 4 a 0 – o meia Fabrício teve a chance de empatar ainda no primeiro tempo, mas perdeu pênalti.

Em 2008, na Sul-Americana, o time atleticano levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3 após dois empates em 0 a 0. E em 2018, o Athletico eliminou o São Paulo no único confronto pela Copa do Brasil.

O Furacão venceu a ida por 2 a 1 com gols do atacante Pablo e do zagueiro Paulo André. O atacante Tréllez descontou para o Tricolor.

Já no duelo da volta, o confronto terminou empatado em 2 a 2. Os meias Valdívia e Nenê abriram dois gols de vantagem para o São Paulo, mas Guilherme, de pênalti, e Matheus Rossetto igualaram o marcador e selaram a classificação para as oitavas de final.

Siga o UmDois Esportes