O Athletico deve ter um retorno importante na defesa para o jogo contra o Botafogo. O duelo, válido pela 23ª rodada do Brasileirão 2026, está marcado para a próxima segunda-feira (24), às 20h, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

O técnico Odair Hellmann declarou que o zagueiro Carlos Terán, recuperado de dores na coxa esquerda, deve ser reintegrado ao elenco e participar dos treinamentos normalmente. O colombiano de 25 anos vem sendo desfalque há duas semanas e ficou de fora dos últimos três jogos — eliminação da Copa do Brasil para o Vitória e triunfo sobre o Santos e empate diante do Red Bull Bragantino, pela Série A.

Apesar disso, os laterais-esquerdos Claudinho, com lesão muscular de grau dois na direita, e Lucas Esquivel, ainda em recuperação de um trauma no tornozelo esquerdo, são desfalques certos para a próxima partida.

“O Terán deve treinar normalmente a partir da próxima semana. Com Claudinho e Esquivel, existe uma progressão, cada um dentro da sua lesão”, declarou Odair.

O treinador minimizou os desfalques e preferiu ressaltar as oportunidades que surgem para jogadores que não vêm jogando com tanta frequência.

Nesse contexto, Odair fez questão de elogiar o atacante Steven Mendoza, que foi improvisado novamente como ala pela esquerda diante do Massa Bruta. Vale lembrar que o Furacão não pôde contar com o também lateral Léo Derik, condenado em primeira instância a 13 anos de prisão. Ele não foi relacionado para a partida contra o Bragantino.

Sobre o tema, o comandante rubro-negro fez um pronunciamento e deixou claro que vai avaliar a presença do atleta, que segue treinando normalmente, a cada partida.

Zagueiro Terán pelo Athletico. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress).

“Vamos trabalhar e é o que sempre falo: a importância do grupo. Não tínhamos três laterais-esquerdos, mas o Mendoza foi lá e fez a função dele. Conseguiu nos ajudar defensivamente, porque não foi um corredor que o Bragantino conseguiu explorar, e participou até de uma chance de gol para poder fazer. Quando há ausências, há oportunidade. Um grupo se faz dessa forma. Faz com que ninguém fique acomodado e isso é importante”, completou o técnico atleticano.

Furacão tenta manter embalo longe de Curitiba

Com dois dias de folga, o elenco do Athletico se reapresenta nesta terça-feira (18) no CT do Caju. A equipe tem uma semana cheia na preparação para o duelo contra o Botafogo. O jogo, válido pela 24ª rodada, acontece na segunda-feira (24), às 20h, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Kerwin Vargas comemora gol pelo Athletico diante do Red Bull Bragantino
Kerwin Vargas comemora seu primeiro gol com a camisa do Athletico no empate com o Red Bull Bragantino. Foto: Paulo De Tarso/AGIF/IconSport.

Com 41 pontos e na terceira posição, o time tenta alcançar o nono jogo sem derrota na Série A do Brasileirão. Até o momento, são cinco vitórias — Remo, Mirassol, São Paulo, Internacional e Santos — e três empates — Flamengo, Corinthians e agora Bragantino. Para se ter noção, o Rubro-Negro não perde desde 10 de maio, quando sofreu um revés por 1 a 0 para o Vasco, em São Januário, pela 15ª rodada.

Agenda: veja os próximos jogos do Athletico

  • Botafogo x Athletico: 24 de agosto (segunda-feira), às 20h, no Engenhão, no Rio de Janeiro;
  • Athletico x Fluminense: 30 de agosto (domingo), às 11h, na Arena da Baixada, em Curitiba;
  • Cruzeiro x Athletico: 6 de setembro (domingo), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Siga o UmDois Esportes