Desempenho

Athletico é o quarto brasileiro com mais participações na Libertadores nos últimos anos

Campeão da Sul-Americana, Athletico garantiu vaga na Libertadores

Athletico vem se tornando figura constante nos torneios da Conmebol.

Campeão da Copa Sul-Americana, o Athletico garantiu sua presença na Libertadores de 2022. Será a oitava vez que o Furacão disputará o principal torneio do continente, sendo a quarta nos últimos seis anos.

continua após a publicidade

Desde 2017, quando voltou à competição, até 2022, o Rubro-Negro só ficou de fora da Libertadores em 2018 e 2021. Neste período, é o quarto clube brasileiro com mais participações, ficando atrás apenas de Palmeiras e Flamengo, ambos com seis, e Grêmio, com cinco, ao lado de Atlético-MG e Santos. No total, 17 equipes do país se classificaram para o torneio de 2017 para cá.

Nas últimas três edições, o Athletico chegou às oitavas de final, sendo eliminado por Santos (2017), Boca Juniors (2019) e River Plate (2020). Sem falar que nos dois anos em que ficou de fora, esteve no outro torneio da América do Sul, sendo campeão nas duas ocasiões.

Último jogo do Athletico na Libertadores foi em 2020, contra o River Plate.

Desempenho que explica o crescimento do Furacão na Conmebol. No ranking, divulgado no início do mês, o Rubro-Negro aparece na 12ª colocação, sendo o sexto melhor brasileiro, ficando atrás de Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Santos e Atlético-MG.

continua após a publicidade

+ Mercado da bola: siga o vai e vem do futebol brasileiro

Em números gerais, o Athletico é, ao lado do Fluminense, o 11º time do Brasil que mais vezes esteve na Libertadores. O recordista é o Palmeiras, com 22 participações, seguido por Grêmio e São Paulo, com 21 cada, Flamengo, com 18, Cruzeiro, com 17, Corinthians e Santos, com 16, Internacional, com 14, Atlético-MG, com 12, e Vasco, com 9.

Confira as participações de todos os brasileiros na Libertadores de 2017 até 2022:

Palmeiras – 6
Flamengo – 6
Grêmio – 5
Athletico – 4
Atlético-MG – 4
Santos – 4
Corinthians – 3
Internacional – 3
São Paulo – 3
Fluminense – 2
Chapecoense – 2
Cruzeiro – 2
Botafogo – 1
Vasco – 1
América-MG – 1
Fortaleza – 1
Red Bull Bragantino – 1

continua após a publicidade
Exit mobile version