Após lançar a campanha do pacto para convocar a torcida, o Athletico precisar melhorar os resultados para evitar o rebaixamento no Brasileirão 2024 ano do centenário.

Para isso, alguns torcedores já pegaram a calculadora. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o número mágico de pontos para evitar a queda é de 46 pontos.

Contudo, o profissional especializado ressalta que as equipes que alcançarem 45 pontos já estarão muito perto da salvação.

Vivendo a pior sequência da história do clube na Série A, sem vencer por 11 rodadas, o Athletico aparece hoje com 31 pontos e na 18ª posição da tabela.

Isso significa que o Furacão precisa de 15 pontos, cinco vitórias, para garantir a permanência na Série A. Um ponto favorável é que o Athletico tem um jogo a menos em relação aos rivais, já que o duelo contra o Atlético-MG, pelo primeiro turno, ainda não aconteceu e não tem data definida.

Dessa forma, restam 10 jogos, ou 30 pontos, para o Athletico até o fim da temporada e a equipe precisa ter um aproveitamento de 50%.

Athletico deve se aproveitar do fator casa, mas vive pior série da história na Arena

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de rebaixamento do Furacão é de 47,9%.

Dos 10 confrontos que ainda terá pela frente, seis são na Ligga Arena. Com o apoio do torcedor, o Athletico espera vencer confrontos em Curitiba.

Os adversários que vão visitar a Arena são: Cruzeiro, neste sábado (26), Vitória, Atlético-GO, Fluminense, Bragantino e Atlético-MG. Ou seja, caso tropece em três ou mais destes jogos, a situação rubro-negra vai ficar praticamente irreversível.

Vale destacar que nenhum destes seis rivais luta pelo título, enquanto Vitória e Fluminense são adversários diretos na luta contra o Z4.

Contudo, um motivo de desconfiança é que o Athletico registra a pior série da própria história como mandante no Brasileirão. O time está a nove jogos sem vencer no próprio estádio.

Na Ligga Arena, o Furacão vem de empates diante do Flamengo e Corinthians, resultados que antecederam a série de cinco derrotas seguidas (São Paulo, Bahia, Grêmio, Juventude e Palmeiras). Na sequência, a equipe empatou com o Fortaleza e, por último perdeu para o Botafogo.

O último triunfo do Furacão em Curitiba foi no dia 13 de junho, há mais de quatro meses, quando a equipe venceu o Criciúma por 3 a 1 pela oitava rodada.

Agenda de jogos do Furacão

  • Athletico x Cruzeiro – 26/10 (sábado), às 18h30 – Ligga Arena, em Curitiba
  • Athletico x Vitória – 02/11 (sábado), às 18h30 – Ligga Arena, em Curitiba
  • São Paulo x Athletico – 09/11 (sábado), às 21h – Morumbis, em São Paulo
  • Athletico x Atlético-GO
  • Bahia x Athletico – Brasileirão
  • Athletico x Fluminense
  • Athletico x Bragantino
  • Atlético-MG x Athletico
  • Athletico x Atlético-MG – 19ª rodada (jogo atrasado)