Às vésperas de começar a decidir sua vida na Copa do Brasil e na Libertadores, o Athletico precisava voltar a vencer no Brasileirão – e de preferência jogando bem. Conseguiu as duas coisas na goleada por 4 a 1 diante do Atlético-GO, nessa quarta-feira (20), na Arena da Baixada, jogo que marcou a reestreia do ídolo Fernandinho pelo clube.
Com muita intensidade, o Furacão precisou de apenas 13 minutos para abrir dois gols de vantagem, com o argentino Cuello e o uruguaio Canobbio. Os “titulares” de Felipão não tiveram dificuldade para impor sua qualidade contra o Dragão, que viu sua estratégia de recuar e jogar no contra-ataque frustrada logo no início.
Veja a tabela completa do Brasileirão e os próximos jogos do Athletico
No segundo tempo, com mais espaços, foi o Athletico quem usou o contragolpe. Bento salvou quando preciso, é verdade, mas Terans, que já havia dado uma linda assistência para Canobbio, fez um golaço por cobertura aos quatro minutos, dando ainda mais tranquilidade à equipe.
Em certo ponto, o jogo ficou tão aberto que não faltaram oportunidades de ambos os lados. O Furacão quase ampliou e os goianos conseguiram descontar com Kelvin, logo depois do volante Fernandinho pisar no gramado com a camisa do Athletico após 17 anos.
E nos acréscimos, quando a torcida gritava olé, Léo Cittadini ainda marcou o quarto, completando passe do camisa 5, para fechar um grande jogo e iniciar uma enorme comemoração com a torcida.
O resultado é importante porque mantém o time paranaense entre os líderes – agora é o quarto colocado, com 31 pontos – poucos dias antes de partidas cruciais nos mata-matas. No sábado (23), visita o Botafogo, mas já na quarta-feira (27) abre as quartas de final da Copa do Brasil diante do Flamengo.
Depois, a sequência pessoa do Rubro-Negro tem São Paulo, no domingo (31), na Arena, e o Estudiantes, no dia 4 de agosto, também na Baixada, na partida de ida das quartas de final da Libertadores.
Ficha técnica
BRASILEIRÃO
18ª rodada
20/07/2022
ATHLETICO 4×1 ATLÉTICO-GO
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura, Erick (Fernandinho) e David Terans (Léo Cittadini); Canobbio (Vitor Roque), Cuello (Pedrinho) e Pablo (Rômulo).
Atlético-GO: Ronaldo; Hayner, Wanderson, Edson e Jefferson (Arthur Henrique); Baralhas, Marlon Freitas (Ricardinho) e Wellington Rato; Airton (Shaylon), Churín e Luiz Fernando (Kelvin).
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP).
Gols: Cuello, 9, e Cannobio, 13 do 1º; Terans, 3, Kelvin, 26, e Léo Cittadino, 49 do 2º
Cartões amarelos: Cuello, Terans, Vitor Roque (A);