A derrota do Athletico para o Corinthians, na última quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, não ficou marcada apenas pelo resultado dentro de campo. A partida, realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, acabou ganhando repercussão por incidentes extracampo que podem gerar punições ao clube rubro-negro.

Durante o segundo tempo do jogo, um torcedor do Athletico invadiu o gramado e agrediu o golero Hugo Souza, do Corinthians, interrompendo o andamento da partida. Rapidamente, ele foi contido por jogadores do Timão e seguranças, que retiraram o homem.

De acordo com informações da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE), “foi registrado o boletim de ocorrência referente ao caso. O torcedor foi identificado e será intimado para comparecer à unidade policial a fim de prestar esclarecimentos e assinar um termo circunstanciado”.

Segundo relato do próprio torcedor à polícia, ele é atleticano e estava sob efeito de bebida alcoólica.

A DEMAFE também registrou um caso de injúria racial, mas não deu mais detalhes sobre o episódio. A reportagem do UmDois Esportes aguarda a resposta da polícia.

Athletico x Corinthians: súmula relata invasão de torcedor

A súmula da partida, assinada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, relatou a invasão de campo na Arena da Baixada.

“Aos 52 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe mandante invadiu o campo de jogo indo em direção ao sr. Hugo Souza da equipe do Corinthians e desferindo um empurrão, sendo contido em seguida por atletas e seguranças”, diz o texto do documento oficial.

A arbitragem também registrou sinalizadores acesos pela torcida do Corinthians, assim como o arremesso de copos descartáveis contendo líquidos não identificados, em direção à equipe de arbitragem, vindos da torcida do Furacão.

Outros casos que podem prejudicar o Athletico

Sinalizador durante Athletico x Cuiabá. (Foto: Gabriel Machado/AGIF/Sipa USA/Icon Sport)

O episódio, porém, não se limitou à invasão. Durante a partida, também foram registrados arremessos de copos plásticos em direção ao campo, especialmente no setor da torcida organizada Os Fanáticos. Essa ocorrência também pode ser levada em consideração pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que poderá julgar o clube e aplicar punições que variam de multa até a perda de mando de campo.

O Athletico não se manifestou sobre o caso. Contudo, o clube já acumula histórico de incidentes na Arena da Baixada nesta temporada. No jogo contra o Cuiabá, no último dia 19, os torcedores do Athletico jogaram diversos sinalizadores no gramado da Arena da Baixada e quase atingiram os atletas do clube mato-grossense.

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda analisa a situação, mas estuda a denúncia baseada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

A punição do STJD por invasão de campo, enquadrada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pode incluir multa de R$ 100 a R$ 100 mil e/ou perda de um a dez mandos de campo para o clube mandante.

Siga o UmDois Esportes