Athletico, Corinthians e diversos ex-jogadores e torcedores fizeram publicações para lamentar a morte de Jackson Nascimento, lenda do Furacão e ex-jogador do Timão. O ex-meia-atacante faleceu nesta quarta-feira (9), aos 102 anos, enquanto dormia e sem sentir dor, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde vivia.

Ídolo do Coritiba após passagem pelo Furacão, o capitão Hidalgo também lamentou a morte do ídolo rubro-negro. Ao UmDois Esportes, ele ressaltou que Jackson também foi advogado na vida pública, além de ser muito respeitoso e considerado um homem de família.

“Para mim, ele está no pedestal. Ele sempre foi um brilhante jogador e um grande personagem, sempre foi reconhecido. Não tenho nenhuma dúvida quanto à representatividade. A despedida pode ser uma referência, a torcida sempre vai lembrar, porque a história dos grandes personagens de um clube de futebol é contínua”, contou Hidalgo.

Nascido em São Paulo e revelado no Juventus da Mooca, o capitão Hidalgo ainda lembrou da boa passagem que Jackson teve com a camisa do Corinthians.

“Me recordo muito bem lá em São Paulo, desde garoto, quando o Corinthians foi campeão do centenário. Falava-se de um ataque fabuloso, onde estava inserido o Jackson. Era Cláudio, Luizinho, Baltazar, Jackson e Carbone. Uma das melhores formações do Corinthians”, completou.

Também com exclusividade ao UmDois, o historiador e pesquisador sobre futebol Rogério Michailev enalteceu Jackson, colocando-o na primeira prateleira dos maiores ídolos da história do Athletico.

“Ele foi craque, ídolo, líder e campeão dentro e fora de campo, referência de atleticanismo até o final da vida. Sua bisneta joga futebol por causa dele. Um gentleman. O legado da vida do Jackson é perene. Vive agora como legenda nas mentes e corações rubro-negros que torcem e amam o clube. Que descanse em paz, pois cumpriu, e com louvor, a jornada dele neste plano”, declarou.

Podcast Carneiro & Mafuz lamentam perda

Os colunistas do UmDois Esportes, Carneiro Neto e Augusto Mafuz, também repercutiram a morte de Jackson no podcast Carneiro & Mafuz.

“O Jackson tem uma passagem interessante, uma demonstração de prova de amor pelo Athletico. Na época, o passe era dele. Ele terminou o contrato com o Athletico e foi para o Corinthians. O dinheiro que ele pegou do Corinthians, em luvas, ele deu para o Athletico”, contou Mafuz.

“Ele era grato ao Athletico pelas portas que abriu. Eu fico muito feliz. Quero transmitir meu abraço fraterno à família do Jackson. Ele foi sensacional”, completou Carneiro.

Jackson Nascimento

Athletico muda perfil e Corinthians divulga nota; veja as homenagens a Jackson

Nas redes sociais, Athletico e Corinthians fizeram homenagens ao ex-atleta. O clube paulista destacou que Jackson participou da campanha histórica do título estadual de 1951 e marcou 35 gols com a camisa alvinegra.

“Jackson era o jogador mais velho entre os atletas que vestiram a camisa do Corinthians. Campeão paulista pelo Clube, era também o último remanescente vivo do ataque que marcou 103 gols no título estadual de 1951. Vestindo o manto alvinegro, atuou por duas temporadas, entre 1950 e 1952, somando 57 jogos e 35 gols marcados. O Sport Club Corinthians Paulista manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos de Jackson Nascimento neste momento de dor e luto. Eternamente dentro dos nossos corações”, escreveu o Timão.

Já o Athletico decretou luto, mudou a foto do perfil e relembrou a importância do ex-meia-atacante, dizendo que as histórias de Jackson e do clube se confundem.

“Nascido em 1924, mesmo ano em que o Athletico foi fundado, Jackson construiu uma trajetória que se confunde com a história do clube. Vestiu a camisa rubro-negra entre 1944 e 1957. Foram 215 jogos e 150 gols. O segundo maior artilheiro de todos os tempos do Furacão. Sua história com o Rubro-Negro atravessou e inspirou gerações. Obrigado por tudo, Jackson! Lendas nunca são esquecidas. Descanse em paz”, apontou o Furacão.

Confira também outras reações nas redes sociais:

Jackson é um dos maiores artilheiros da história do Athletico

Com 150 gols, Jackson ocupa a segunda colocação entre os maiores goleadores da história do Athletico, atrás apenas de Barcímio Sicupira, que tem apenas oito tentos a mais.

Segundo as estatísticas do clube, Jackson deixou sua marca em 90 jogos. Em 39 deles, anotou pelo menos dois gols. Em 24 partidas, fez hat-trick e, em quatro ocasiões, marcou quatro vezes no mesmo jogo, o chamado poker.

Pelo Corinthians, o paranaense participou de uma das equipes mais marcantes da história. Foram 35 gols em 57 partidas com a camisa alvinegra. O principal momento veio no Campeonato Paulista de 1951, quando o time encerrou um jejum de quase dez anos sem a conquista estadual e entrou para a história com um ataque que marcou 103 gols em apenas 28 partidas.

Após três temporadas pelo Corinthians, decidiu retornar a Curitiba e voltou a defender o clube do coração. A ligação com o Athletico permaneceu mesmo depois de pendurar as chuteiras e atravessou gerações.

Bisneta de Jackson quer seguir os passos do craque

Jackson Athletico Corinthians 102 anos
Lenda do Athletico, Jackson com a neta Gabriela, que sonha em ser jogadora. Foto: Arquivo Pessoal

Gabriela Klein, bisneta de Jackson, está no caminho para seguir os passos do ídolo do Athletico. Aos 13 anos de idade, ela já está nas categorias de base do Avaí. Conheça a história da garota.

A carreira da jovem está começando fora de Curitiba, mas ela tem um sonho que só pode ser realizado na capital paranaense: ser uma lenda do Athletico, assim como Jackson. 

É meu sonho, o meu biso foi uma lenda e eu quero ser uma lenda também no futebol feminino. Eu quero muito jogar no Athletico para ser uma lenda também no Athletico igual ao meu biso”.

Siga o UmDois Esportes