O Athletico anunciou oficialmente, na tarde deste sábado (3), a contratação do volante colombiano Juan Portilla, de 27 anos. O atleta estava no Talleres, da Argentina, e vem defendendo a seleção da Colômbia, pela qual já soma oito jogos. Portilla assinou contrato com o Furacão até o final de 2028.

“É um sentimento de felicidade chegar a um clube tão grande”, destacou ao site oficial rubro-negro. “Quero agradecer aos torcedores pelas mensagens, pelo carinho e pelo apoio. Desde que surgiram as notícias, eu me senti muito feliz pelas mensagens que me mandaram nas redes sociais”, continuou o atleta, que vestirá a camisa 27.

Revelado no modesto Universitario de Popayán, da Colômbia, Portilla passou pelo Melipilla, do Chile, e pelo futebol norte-americano, antes de acertar com o Alianza Petrolera, da Colômbia, onde obteve o primeiro destaque na carreira. Após três temporadas, ele foi contratado pelo América de Cali.

juan-portilla-athletico
Portilla já posou com a camisa do Furacão. Foto: Duda Matoso/Athletico

Portilla ficaria mais duas temporadas na equipe de Cali antes de ser contratado pelos argentinos do Talleres, em 2024. Pelo clube argentino, foram duas temporadas, com 78 partidas, um gol e seis assistências. O bom desempenho no time rendeu chances na seleção colombiana.

Ele disputou cinco partidas pela equipe nacional nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, entrando em campo nas vitórias colombianas sobre Argentina, Bolívia e Venezuela e nas derrotas para Uruguai e Equador. “Para mim, é muito importante vir para cá”, argumentou Portilla.

“Penso que vai me fortalecer muito para seguir crescendo, aprendendo e chegar da melhor forma até a Copa do Mundo. É um orgulho colocar essa camisa [seleção] e poder estar com companheiros que antes admirava”, arrematou.

Na Arena da Baixada, Portilla voltará a jogar ao lado do argentino Gastón Benavídez, com quem atuou no Talleres. Ambos conquistaram a Supercopa Internacional da Argentina juntos pela equipe do país vizinho no início de 2025. “É uma grande pessoa e um grande jogador”, disse Portilla.

“Ele me contou sobre o clube. Temos uma boa relação e nos entendemos muito bem. Ter a oportunidade de reencontrá-lo aqui é muito gratificante”, completou.

Siga o UmDois Esportes