Análise

Athletico abre vantagem, mas precisa corrigir falhas para seguir na Libertadores

Nico Hernández e Vitor Roque

Nico Hernández e Vitor Roque comemoram pelo Athletico

Poderia ser maior, mas o Athletico garantiu, na noite desta terça-feira (28), na Arena da Baixada, uma vantagem mínima nas oitavas de final da Libertadores.

continua após a publicidade

Em um jogo aberto contra o Libertad, a vitória por 2 a 1 dá ao time de Felipão a possibilidade de empatar o jogo de volta, na próxima terça (5), em Assunção, para avançar pela segunda vez na história às quartas de final.

O décimo triunfo de Luiz Felipe Scolari comandando o Furacão – e a 12ª partida de invencibilidade –, contudo, não tiveram um roteiro simples. O script do confronto foi um típico jogo de mata-mata sul-americano, com cera, intensidade e dose de nervosismo.

Depois de fazer um gol cedo, aos 6 minutos, com Vitor Roque, os donos da casa abaixaram a guarda e foram às cordas, pressionados pelo campeão paraguaio. O Libertad finalizou seis vezes até conseguir o empate, aos 19, com Villalba, que surgiu sozinho na área, por trás dos zagueiros.

continua após a publicidade

+ Confira a tabela completa da Libertadores

O Athletico recuperou a força no meio-campo após voltar a ficar em vantagem, o com o colombiano Nico Hernández. O zagueiro tocou para o gol aproveitando jogada ensaiada em cruzamento de Cuello.

O placar só não mudou novamente no segundo tempo porque a bola ou parou nos travessões de Bento e Martín Silva, ou no arqueiro uruguaio, que fez grandes defesas em arremates de Cuello e Terans.

continua após a publicidade

Apesar das chances perdidas, faltou concentração ao Rubro-Negro. Para quem esperava o Athletico impondo seu jogo, sobrou equilíbrio contra o Libertad. O time errou muitos passes (apenas 69% de acerto) e permitiu que o adversário chutasse 13 vezes, além de ceder a posse de bola aos paraguaios (59% contra 41%).

Correções que Felipão precisa fazer para manter a escrita de nunca ter sido eliminado nas oitavas da Libertadores. Antes de decidir a vaga, o Furacão agora encara o líder do Brasileirão, Palmeiras, fora de casa, no sábado (2).

Nico Hernández comemora gol pelo Athletico

Ficha técnica

28/06/2022
Libertadores – Oitavas de final (ida)

Athletico 2×1 Libertad

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Pedrinho; Hugo Moura, Christian (Erick) e David Terans (Vitor Bueno); Tomás Cuello (Matheus Babi), Pedro Rocha (Canobbio) e Vitor Roque (Rômulo).
Técnico: Felipão.

Libertad: Martín Silva; Camilo Mayada (Piris), Diego Viera, Alexander Barboza e Miguel Samudio; Héctor Villalba (Iván Franco), Alvaro Campuzano, Ramón Martínez (Mendieta), Diego Gómez (Merlini); Lorenzo Melgarejo, Roque Santa Cruz (Tacuara Cardozo).
Técnico: Andrés San Martín.

Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR).
Cartões amarelos: Christian (A); Alexander Barboza e Campuzano (L).
Gols: Vitor Roque a 6′, Villalba a 19′ e Nico Hernández a 31′ do 1°.
Público pagante: 26.266
Público total: 27.567
Renda: R$ 509.880,00
Árbitro: Alexis Herrera (VEN).
Assistentes: Carlos López (VEN) e Lubin Torrealba.
VAR: Jhon Perdomo (COL).

Exit mobile version