Ex-técnico do Athletico, Alberto Valentim, atualmente na Ponte Preta, corre o risco de pegar um gancho pesado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima segunda-feira (4).

O treinador pode pegar até 180 dias de suspensão por supostamente estar no jogo contra o Ituano, em Itu, válido pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, quando ainda tinha que cumprir a automática após ter recebido três cartões amarelos. O auxiliar Douglas Leite esteve à beira do gramado na ocasião. A Macaca venceu o jogo por 1 a 0.

A árbitra do confronto, Daiane Muniz, citou na súmula que foi informada pelo delegado da partida, Marcelo Rezende, sobre a presença do técnico nos vestiários da Ponte e em um camarote do estádio.

“Fui informada pelo delegado, sr. Marcelo Rezende, que Alberto Valentim, suspenso, foi identificado no interior do vestiário de sua equipe durante o intervalo da partida e em um camarote durante o jogo. Reforço que nenhum membro da equipe de arbitragem presenciou o fato”

Entretanto, além da árbitra, o próprio delegado revelou que não viu o treinador no Estádio Novelli Júnior e que foi informado por funcionárias do Ituano sobre o caso. Dias depois, em entrevista coletiva, Alberto Valentim negou que tenha ido ao estádio.

Ponte Preta X Guarani
Foto: Pedro Teixeira/Fotoarena/Sipa USA

“É uma situação triste, porque não pude parabenizar os jogadores pela vitória no vestiário. Eu não estive no vestiário e só consegui abraçá-los em Campinas”, afirmou o técnico.

A Procuradoria do STJD denunciou o treinador, com base na súmula, de acordo com o artigo 228 – “exercer cargo, função ou atividade, na modalidade desportiva, durante o período em que estiver suspenso por decisão da Justiça”. A suspensão varia de 90 a 180 dias.

Alberto Valentim foi campeão da Sul-Americana com um jogo pelo Athletico

Athletico Paranaense vence a Copa Sul-Americana 2021
Alberto Valentim. Foto: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO By Icon Sport.

Ídolo do Athletico como lateral-direito na década de 90, Alberto Valentim se aposentou dos gramados em 2009 e iniciou a sua carreira como comandante justamente no Furacão, como auxiliar-técnico em 2012.

Em 2021, ele teve a sua primeira oportunidade como treinador do Rubro-Negro e, com apenas um jogo em seu comando na Sul-Americana, o Athletico sagrou-se campeão da competição internacional.

Além do título, Valentim também conseguiu chegar à final da Copa do Brasil do mesmo ano, sendo derrotado pelo Atlético-MG na decisão. Já em 2022, a pressão foi grande no comando, principalmente, após o vice da Recopa Sul-Americana, a eliminação para o rival Coritiba nas semifinais do Paranaense e o início irregular na Libertadores e no Brasileirão.

Ele foi demitido do cargo em abril, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas – aproveitamento de 38%. Na sequência, ele ainda trabalhou no CSA, Atlético-GO e Ituano, antes de fechar com a Ponte Preta nesta temporada. A Macaca faz grande campanha na Série C, sendo a segunda colocada.

Siga o UmDois Esportes