Calendário

23 clubes propõem novos termos para criação de Liga. Paranaenses fazem parte

Por
UmDois Esportes
09/05/2022 21:52 - Atualizado: 04/10/2023 16:45
23 clubes propõem novos termos para criação de Liga. Paranaenses fazem parte
| Foto: Albari Rosa / Foto Digital / UmD

23 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro assinaram, nesta segunda-feira (9), uma carta-proposta na qual se mostram dispostos a criar uma liga profissional no país, mas desde que algumas exigências sejam aprovadas. Entre eles, Athletico, Coritiba, Londrina e Operário.

Na carta, os times reiteram que "não haverá Liga sem a união dos 40 (quarenta) clubes participantes das atuais Séries A e B".

Entre os pedidos, estão uma nova forma de distribuição de das receitas. 50% da divisão deve ser igualitária, com 25% sendo divida de acordo com a performance na competição e os outros 25% de forma comercial.

Além disso, querem que a diferença de receita entre maior e menor clube tenha como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo, com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano. Ou seja, desta forma um clube poderia ganhar, no total, até 3,5x mais que o que menos ganhará.

No próximo dia 16 haverá uma reunião no Rio de Janeiro para a formalização do acordo e todos os 23 times estarão ausentes do encontro do dia 12, marcado na CBF para assinar a criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).

Times viram bloco único para direitos de transmissão

Mais do que a criação da liga, a carta assinada pelos 23 clubes também reforça que todos eles agora serão um bloco único, inclusive na negociação dos direitos de transmissão a partir de 2024, quando se encerram os atuais vínculos formados com as emissoras.

Atualmente, os 40 clubes estão divididos em três blocos. Os 23 que assinaram a carta-proposta, os nove que são favoráveis à Liga nos moldes apresentados - Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino e Ponte Preta, e outros oito que ainda não definiram para que lado vão.

Inclusive, entre estes nove, seis estavam de forma equivocada como signatários na carta divulgada pelo Athletico. Pouco tempo depois, o Furacão corrigiu a falha. Um deles era o Vasco, que nesta segunda assinou com a Libra.

Veja os clubes que estão em cada lado da criação da Libra:

Signatários da carta-proposta:

América-MG
Atlético-GO
Athletico
Avaí
Brusque
Ceará
Chapecoense
Coritiba
CRB
Criciúma
CSA
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sampaio Corrêa
Sport
Tombense
Vila Nova

À favor da Libra:

Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Palmeiras
Ponte Preta
Red Bull Bragantino
Santos
São Paulo
Vasco

Indecisos:

Atlético-MG
Bahia
Botafogo
Grêmio
Guarani
Internacional
Ituano
Novorizontino

Leia a carta completa dos 23 clubes:

Diante dos últimos acontecimentos, os Clubes signatários reafirmam o interesse na formalização da Liga de futebol profissional, com o intuito de elevar o nível de qualidade do futebol brasileiro, construindo um campeonato forte, revitalizado e, notadamente, com um padrão de equanimidade nas condições de disputa.

É preciso, porém, pontuar que não haverá Liga sem a união dos 40 (quarenta) clubes participantes das atuais Séries A e B.

Algumas premissas devem ser observadas, tendo como referência que: (i) a Premier League divide igualmente 68% da receita, somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing; (ii) as Ligas Alemã, Espanhola, Francesa e Italiana distribuem 50% da receita de forma igualitária; e (iii) a diferença de receita entre o primeiro e último clubes respeitam os seguintes limites: Inglaterra (1.6x), Itália (2.1x), Alemanha (3.2x) e Espanha (3.5x).

Para a formalização da Liga de Clubes de futebol brasileiro, os Signatários acreditam no modelo abaixo apresentado:

(i) Divisão de receita de 50% igualitário, 25% performance e 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis;

(ii) Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;

(iii) Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.

Os Signatários envidarão todos os esforços possíveis para reunir os 40 (quarenta) clubes e formatar a Liga, sempre na base do diálogo e da razoabilidade, firmando também o compromisso de que, caso não haja a efetiva formalização, irão avaliar, em conjunto, a negociação dos direitos de transmissão e demais propriedades inerentes ao futebol e suas respectivas competições para os anos posteriores a 2024.

Os Clubes informam, ainda, que no dia 16 de maio de 2022 se reunirão presencialmente no Rio de Janeiro para formalizar o compromisso em busca de uma composição equilibrada, e que, por tal razão, não se farão presentes na reunião previamente agendada na CBF, no dia 12 de maio de 2022.

O encontro com os 8 (oito) clubes, no que depender da vontade dos Signatários, acontecerá futuramente para que seja apresentada e debatida a proposta descrita nesta carta, na tentativa de alcançar o consenso.

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville